Skip to content

Taxa Selic em queda: cenário positivo para economia?

Por Cláudio Chiusoli

Na agenda econômica da semana, após um longo período de juros altos, a taxa Selic começou a cair e atualmente está em 11,25%.

A questão é: a queda da taxa de juros é boa para a economia? E para os investimentos pessoais?

Na ata, o Comitê de Política Monetária (Copom) informa que há necessidade de uma política monetária contracionista devido à situação inflacionária em relação à meta estabelecida.

LEIA TAMBÉM

Para o ano de 2024, a meta estabelecida de inflação é de 3%, com intervalo 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Previsão de analistas do mercado é que, até o final de 2024, encerre com 9% ao ano.

Por outro lado, o Copom recomenda também cautela na realização de cortes mais profundos devido à necessidade de um equilíbrio fiscal, o que significa que o governo precisa controlar o déficit público.

Lado bom da queda da taxa Selic

O lado bom é que, com a queda da taxa de juros, isso é positivo para a economia, para os investidores e para o nosso dia a dia.

Com esse declínio gradual, a economia tende a aquecer e as empresas produzem e vendem mais, crescendo e alcançando resultados positivos.

A queda da Selic

Esses melhores desempenhos podem proporcionar a quem atua no mercado de ações ótimos investimentos, conhecidos como renda variável, devido à distribuição de dividendos e valorização das ações.

Mas para aqueles que se consideram conservadores e avessos ao risco, a renda fixa continua a ser uma oportunidade importante para reservas de emergência.

Outro exemplo positivo, principalmente para o mercado imobiliário, é que com taxas de financiamento mais baixas, devido à queda da Selic, podem aquecer o mercado, fazendo com que os imóveis se valorizem para quem deseja investir nesse mercado.

Boa semana. Gratidão!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

Foto: Freepik

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.