Skip to content

Seu Dia a Dia – Veja 5 motivos para você olhar o mercado de ações como novas oportunidades

Tenho sido procurado por conhecido, alunos e ex-alunos, sobre o mercado de ações e gostariam de saber com qual corretora opero e indicaria. Tenho em especial duas corretoras, no entanto, a operação é concentrada em apenas uma. Quase que semanalmente recebo relatórios gratuitos, com recomendações e dicas. Em resumo destaco um relatório muito oportuno no qual compartilho.

O relatório indica que, nas últimas semanas, o Ibovespa (IBOV – a definição está no link) teve uma forte alta, chegando aos 97 mil pontos no início deste mês. Assim, trouxe de volta otimismo aos investidores e esse movimento de recuperação também ocorreu nas bolsas mundiais.

Destaco, então, os 5 motivos pelos quais o mercado financeiro deve ser visto com muito carinho, como oportunidade de ganhos.

1) A taxa Selic: atualmente em 2,25%, o menor nível da história. Se você é investidor de renda fixa pode buscar maior rentabilidade na renda variável, mesmo considerando um maior risco.

2) Recuperação das bolsas mundiais: as principais bolsas mundiais como a Nasdaq (ações da área de tecnologia) e o índice Dow Jones (maiores empresas da bolsa americana) recuperaram o patamar pré Coronavírus.

3) Ações mais baratas: o Ibovespa voltou aos índices próximos ao pré Coronavírus e consta que ações recuperam seu valor. No entanto, outras empresas ainda não, assim há boas oportunidades de investimento para compra. Exemplo: Petrobrás hoje em torno de R$ 21,00, antes, estava em R$ 30,00.

4) Número de pessoas físicas: em maio a B3 (novo nome da Bovespa) atingiu mais de 2,5 milhões de CPFs ativos. Esse número mais que dobrou na comparação anual. Entretanto, no Brasil apenas 1% da população investe em Bolsa, enquanto que nos EUA esse número passa de 65%.

5) Rendimento de dividendo: com os atuais preços e comparado com a Selic, algumas empresas estão pagando bons dividendos. Investir focado em dividendos oferece uma excelente opção para quem busca menor oscilação do preço da ação e a oportunidade de criar um fluxo de renda, além do crescimento do valor de mercado da valorização dos preços das ações.

Fica a reflexão de Luiz Barsi Filho (1939 – ), economista, advogado e o maior investidor individual brasileiro. “Com disciplina e paciência é impossível perder dinheiro com ações.”

Fica a dica e mande sua sugestão de pauta. Uma ótima semana! Gratidão.

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.