Skip to content

Seu dia a dia – Série Bolsa de Valores: perfil do investidor no Brasil

O mercado de ações no Brasil ainda pode ser considerado um mercado novo, emergente e cheio de oportunidades . Em outros países de primeiro mundo o mesmo não ocorre, pois já é um mercado maduro.

Para termos uma pequena noção, em 2002, no Brasil, havia apenas 80 mil investidores pessoas físicas, CPFs, cadastradas na Bolsa de Valores, período em que comecei a operar nesse mercado.

Atualmente, a B3 (Bolsa de Valores oficial brasileira) registra mais de 1,3 milhão de cadastros de investidores pessoas físicas no mercado de ações (censo de agosto/2019), um crescimento de mais de 550 mil contas desde o começo do ano, quando havia por volta de 800 mil cadastros.

Como perfil do investidor por gênero e faixa etária, destes, cerca de 78% são compostos pela sua maioria homens e 83% tem acima de 46 anos.

E quanto a região do país, outro dado interessante é que quase 50% dos investidores residem nos estados de São Paulo e 21% no estado do Rio de Janeiro. Já o Paraná aparece somente em quinto lugar com quase 4% do total.

De fato, chama a atenção pelo números apontados no Brasil, pois representa menos de 1% da população Brasileira (somos em 210 milhões de habitantes), enquanto que nos Estados Unidos em torno de 60% de população aplicam nas bolsas para uma população estimada em 325 milhões de habitantes.

Enorme discrepâncias desses números, não?

Segundo especialistas, o número deve aumentar pois com o crescimento da economia e juros baixos é propício para a valorização dos ativos reais, como imóveis e ações.

E ainda reforçam que, por questões culturais, ainda não há hábito de aplicar em renda variável (mercado de ações), o que exige de certa forma uma educação financeira para entrar nesse mercado.

Esses números mostram que temos um grande espaço para crescer e novas oportunidades de investimentos, mesmo para aqueles que ainda se consideram conservadores e desconhecedores desse formato de aplicação.

Mande seu comentário no meu email se desejar. Desejo uma ótima semana!

Foto: Pixabay

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.