Por Cláudio Chiusoli
A dúvida que paira hoje é: o que acontecerá na economia nos próximos meses?
Entender o cenário econômico é essencial para todos nós, até mesmo aos mais leigos, para estarem preparados para o que vem adiante.
Noticiários desta quarta-feira, no final do dia, registrou que o COPOM decidiu manter a taxa SELIC, que representa os juros básico da economia brasileira, em 13,75% ano.
Essa decisão do Banco Central, por meio de sua política monetária, é para influenciar o custo do dinheiro e a quantidade que circula na economia, com a proposta de combater a inflação.
O mercado já esperava por essa decisão de manter a taxa Selic em 13,75% ao ano.
O que importa é conhecer o comunicado pós-reunião que sairá ao público, pois o Banco Central (BC) tem sido pressionado pelo governo atual por causa dos juros altos, sendo que em quase 90 dias de gestão, nada de concreto foi realizada como pauta econômica e nem sequer uma política de gasto sustentável.
Mas, muito pelo contrário, surgiu um estado “inchado”, de 23 para 37 ministérios.
Mas tal decisão do COPOM é reflexo da ameaça da volta da inflação e crescentes riscos político-fiscais.
Assim, a tarefa do Copom não é fácil e, nesta reunião, provavelmente foi ainda mais difícil.
E para entendimento de política monetária, há dois tipos. Chamamos de política monetária expansionista e contracionista.
A política monetária expansionista é utilizada para estimular o consumo, a produção industrial e o crescimento econômico. Normalmente, é usado em resposta as recessões e crises.
Por exemplo, nessas épocas, o BACEN baixa a taxa básica de juros, facilitando o acesso ao crédito.
Por outro lado, a política monetária contracionista visa controlar o aumento da inflação e é o que está acontecendo atualmente motivada pelos indicadores inflacionários que não quer dar trégua.
Fica a dica. Tenha uma ótima semana!
Cláudio Chiusoli
Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook e Instagram. Compartilhar:
Foto: Freepik
1 comentário
Excelente artigo Professor Claudio. Melhor que saber a diferença é conhecer os reflexos que a política monetária nos traz e pesa em nossos bolsos todos os dias. Bom final de semana!