Skip to content

Como escolher um vinho

Por Edmilson Palermo Soares

Escolher um vinho pode parecer uma tarefa desafiadora, mas seguindo algumas dicas simples, você pode encontrar uma opção que se adapte ao seu paladar e à ocasião.

Antes de prosseguirmos gostaria de fazer um comentário. Não existe “o melhor vinho”, existe o melhor vinho para você, apreciar um vinho é uma experiência individual, e somos seres humanos, e a diversidade é enorme.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo na escolha do vinho:

Conheça seu gosto pessoal

Antes de tudo, considere quais sabores você já aprecia. Você prefere vinhos tintos, brancos, rosés ou espumantes? Além disso, você gosta de vinhos mais doces ou mais secos?

Lembre-se, e para agradar você e não o que os outros querem. Vale lembrar que vinho é todo mosto de uva que foi fermentado, seja qual for a uva.

Considere a ocasião

O tipo de evento pode influenciar sua escolha. Para um jantar formal, um vinho de alta qualidade pode ser apropriado, enquanto para um churrasco, algo mais leve e descontraído pode ser suficiente.

Harmonização com a comida

Pense no que será servido. Vinhos tintos geralmente combinam bem com carnes vermelhas, enquanto vinhos brancos são ótimos com peixes e aves. Rosés e espumantes tendem a ser versáteis e funcionam bem com uma variedade de pratos.

Região e tipo de uva

Familiarize-se com as regiões vinícolas e as uvas. Cada região tem características únicas que podem influenciar o sabor do vinho. Por exemplo, um Cabernet Sauvignon do Napa Valley terá um perfil diferente de um da região de Bordeaux.

Leia os rótulos

Ao escolher um vinho em uma loja, supermercado ou na vinícola, leia os rótulos. Procure por descrições de sabor, notas e a acidez. Isso pode te dar uma ideia do que esperar.

Falando nisso, vamos lembrar que os vinhos têm quatro fatores que devem ser levados em consideração: Quantidade de Álcool, taninos, acidez e corpo. Para cada tipo de uva existe um equilíbrio mais adequado.

Peça recomendações de vinho

Não hesite em perguntar a sommeliers, atendentes de lojas de vinho ou amigos que conhecem sobre o assunto. Eles podem oferecer ótimas sugestões com base no seu gosto.

Experimente novos vinhos

Não tenha medo de explorar. Tente diferentes tipos e regiões para descobrir novas preferências. Participar de degustações de vinho pode ser uma ótima forma de ampliar seu conhecimento e paladar.

Vale lembrar que o seu paladar vai depender principalmente de suas experiencias com alimentos, frutas, condimentos, legumes. Seu olfato também.

Considere o preço

Determine um orçamento antes de escolher um vinho. Lembre-se que um bom vinho não precisa ser necessariamente caro. Existem muitas opções acessíveis que são de excelente qualidade.

Armazenamento e temperatura

Lembre-se de que a forma como você armazena e serve o vinho pode afetar a sua experiência.

Espero que tenha uma excelente experiencia.

E lembre-se: “Figurinha repetida não preenche álbum”.

Edmilson Palermo Soares

Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral.

Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin. Whatsapp (43)3324-1842.

foto: Freepik

Leia todas as colunas do Mundo do Vinho

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

LEIA TAMBÉM: Todos merecem um tratamento eficaz para dependência química, inclusive na prisão

Compartilhar:

1 comentário

  1. Dicas muito interessantes pelo enófilo Edmilson. Parabéns pelo trabalho, sempre com excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.