Por Edmilson Palermo Soares
Qualquer que seja a área, existem termos técnicos que acabam assustando as pessoas, pois têm dificuldade de entender claramente o que cada coisa significa.
O mundo do vinho passa a impressão que é um lugar sofisticado, restrito e cheio de nove horas. Com esta coluna, vamos tentar entender um pouco quem está por trás de tudo isso.
O título traz vários nomes que podem até parecer ser a mesma coisa, mas não são. Cada um tem um papel distinto.
A ciência que estuda o vinho chama-se “ENOLOGIA”, logo o ENÓLOGO é o profissional com uma formação acadêmica que vai trabalhar as várias possibilidades de se fazer um vinho. Ele irá estudar botânica, climatologia, processos de fermentação, tipos de uva, período de colheita, tempo de maturação, entre outras áreas.
Este profissional trabalha em conjunto com outro profissional, chamado VITICULTOR, que será responsável plantação, cultivo e colheita da uva.
O viticultor também deve ter formação acadêmica ligada à parte mais agronômica, ou seja, irá estudar sobre o solo, processos de irrigação e qual a melhor forma de cultivar variedades de uva.
Quando o produto está pronto, ou seja, o vinho já está na garrafa, entra em cena outro profissional, o SOMMELIER. Este também precisa de uma formação, existem cursos técnicos ou faculdades de Gastronomia ou Hotelaria.
Este profissional é responsável pelos processos que envolvem o consumo do vinho (também outras bebidas), sendo comum estar envolvido com as seguintes atividades: indicar o melhor vinho para o cliente de um restaurante, montar uma carta de vinho e elaborar harmonizações.
Aquela pessoa que gosta de vinho e está sempre se envolvendo com o mundo do vinho é o ENÓFILO (eu estou nesta categoria).
Para ser um enófilo, não é necessária nenhuma formação acadêmica, basta gostar do assunto.
O enófilo não é o consumidor que toma a bebida de forma aleatória, mas procura saber informações e detalhes do que está ou irá consumir. Normalmente são pessoas que estudam tudo o que podem sobre o mundo do vinho, procurando entender sua origem, de qual safra pertence, como foi seu processo de produção e todos esses detalhes relacionados à bebida.
E, nas próximas colunas, vamos nos embrenhar por esse mundo maravilho do vinho, juntos.
Gostaram do conteúdo? Fiquem a vontade pra comentar ou perguntar….. É só me mandar um e-mail para contaverna@gmail.com
Até a próxima semana.

Edmilson Palermo Soares

Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral. Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin
Foto: Freepik