Skip to content

Taxa Selic cai para 10,75% ao ano: quais as vantagens para empresas e consumidores?

Por Cláudio Chiusoli

Em relação às taxas de juros, a política monetária brasileira ainda é considerada contracionista porque apresenta taxas de juros elevadas. Isso torna o crédito caro e desencoraja o consumo, com o objetivo de controlar a inflação, o IPCA. E de olho na inflação, que demonstra desaceleração e em direção ao centro de meta estabelecida em 3%, o Banco Central reduziu a Selic em 0,50 pontos percentuais, para 10,75% ao ano.

O processo de redução das taxas de juros do país deverá continuar em 2024, e o mercado acredita que o banco central reduzirá a Selic em 9% até setembro.

Esta decisão de juros mais baixos traz vantagens para a economia e, sobretudo, consequências importantes para empresas e consumidores. Listo aqui algumas das mais significativas.

Selic menor:

  • Estímulo ao investimento: reduz os custos de financiamento para empresas, estimulando o investimento em novos projetos, expansões e inovação, promovendo o crescimento econômico.
  • Estímulo ao consumo: tornam o crédito mais fácil e barato para os consumidores para a compra de bens duráveis, como carros e imóveis.
  • Estímulo ao mercado imobiliário: facilita o financiamento imobiliário, estimulando a demanda imobiliária e beneficia os proprietários de imóveis.
  • Redução do custo da dívida: empresas e consumidores que possuem dívida podem optar por transferi-la para outro banco (portabilidade).
  • Estímulo à bolsa de valores: os investidores podem procurar retornos mais altos em ativos de maior risco, como ações.
  • Desvalorização do Real: leva à desvalorização da moeda tornando as exportações mais competitivas no mercado global, impulsionando as indústrias exportadoras.
  • Estímulo ao mercado de crédito: incentiva empréstimos e financiamentos, ajudando pequenas empresas e empreendedores a obterem recursos para expandir seus negócios.

Fique por dentro. Boa semana. Gratidão!

Cláudio Chiusoli

A queda na taxa Selic traz algumas vantagens para o consumidor, porque deixa o dinheiro mais barato. Acompanhe.

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

2 Comentários

  1. Artigo muito esclarecedor
    Obrigado professor !!!

    1. Muito obrigado Semi Osman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.