Copom decide manter taxas de juros: o que esperar para o mercado e no seu dia a dia?

2150970197

Por Cláudio Chiusoli

A Selic se mantém em 10,50% por decisão unânime dos diretores do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) que decidiram interromper o ciclo de sete cortes consecutivos que tinha começado em agosto de 2023.

A inflação no Brasil acumulada últimos 12 meses está em 4,23%, o IPCA permanece acima da meta do BC que é de 3%.

No entanto, a pergunta “por que os juros não caem” é complexa e envolve diversos fatores interligados.

Para uma visão mais completa, destaco os principais pontos que pode esperar enquanto consumidor e que isso afeta seu dia a dia:

Inflação e expectativas futuras:

Os juros ainda estão altos no Brasil não somente devido a inflação, mas também pelos enormes gastos e dívida pública.

Com inflação alta, o BC aumenta a taxa de juros para desestimular o consumo e o crédito, pressionando os preços para baixo.

Também levando em consideração as expectativas da inflação futura, estando em alta, o BC pode manter a Selic em patamar elevado para evitar que a inflação volte a subir no futuro.

Nas atuais circunstâncias o mercado continua preocupado com a possibilidade de novas pressões inflacionárias, que implica em manter a Selic elevada, bem como a piora do risco fiscal e ruídos políticos.

Crescimento da economia:

O BC também considera o crescimento da economia ao definir a Selic.

Uma taxa de juros muito alta pode contrair a atividade econômica, enquanto uma taxa muito baixa pode estimular o consumo e levar ao aumento da inflação.

O Copom busca encontrar um equilíbrio entre o controle da inflação e crescimento.

Incertezas e Riscos:

Os cenários global e nacional também influenciam nas decisões do Copom, como a guerra na Ucrânia, a crise energética europeia e as eleições presidenciais no Brasil. Esses poderão levar o BC a manter a Selic em níveis de precaução.

Copom tem transparência com o mercado

É importante ressaltar que o Copom busca ser transparente em suas decisões e comunica com clareza os motivos da manutenção ou redução da Selic em suas atas, após reuniões que são abertas ao público.

Tenha uma ótima semana. Gratidão!

Foto principal: Imagem criada por IA by freepik

Cláudio Chiusoli

O Copom decidiu manter a taxa Selic em 10,5%, interrompendo o ciclo de cortes. Entenda como isso pode afetar no seu dia a dia

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhe:

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress