Show presta homenagem a grande cantora da música popular brasileira, na AML Cultural; no Ouro Verde, Sergio Reze Falando Música Quarteto apresenta o show “Um Olhar Interior”
O LONDRINENSE com assessoria
Duas grandes atrações estão programadas para esta quinta-feira (18), na programação artística do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). A primeira acontece na AML Cultural, às 18h30, com show-homenagem “A noite de Dolores Duran”. A segunda, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, é a apresentação do show “Um Olhar Interior”, com o grupo Sergio Reza Falando Música Quarteto.
Dolores Duran
Músicos e artistas se reuniram para homenagear uma das maiores cantoras, compositoras e instrumentistas do gênero samba-canção que, com seu imenso talento, construiu uma trajetória muito significativa dentro da música popular brasileira: Dolores Duran.
No palco, as cantoras Silvia Borba e Giovanna Sanches vão apresentar um repertório com composições eternizadas e compostas pela inesquecível artista brasileira. O show “A noite de Dolores Duran” foi concebido a partir de vivências, memórias e encontros musicais das duas cantoras que compartilham o gosto por canções antigas.
“Dolores Duran nos encanta profundamente por sua importância na música brasileira como representação feminina e por todas as referências que produziu nas gerações que a sucederam”, revelam as cantoras Silvia Borba e Giovanna Sanches.
O repertório do show traz canções fortes e sofridas de Dolores Duran e também as músicas bem humoradas da artista. A apresentação faz parte da programação do 44º FIML, Circuito Pé Vermelho – 90 anos de Londrina. Os ingressos podem ser comprados pela Sympla por R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada).
Pratas da casa
No palco, o elenco é formado por músicos incríveis de Londrina: Mateus Gonsales no piano, Gabriel Zara no baixo acústico e Bruno Cotrim na bateria. A direção musical é de Paulo Vitor Poloni. “Já trabalhei inúmeras vezes com Silvia Borba, desde a estreia do show solo em homenagem a Aracy de Almeida, e com a Giovanna, desde as Cluster Sisters. Temos uma relação de confiança e de admiração. Contribuo com meu olhar sobre a escolha das tonalidades, com a ordem das músicas para o show, com a direção sobre os arranjos, formas e a movimentação em cena”, explica Paulo Vitor Poloni.
Esta não é a primeira parceria entre Silvia Borba e Giovanna Sanches. Elas já participaram juntas de outros projetos, confirmando a harmonia e a sintonia entre as cantoras. “Elas também já se encontraram no palco para o show em homenagem a Luís Melodia, e decidiram repetir a dobradinha neste novo repertório”, conta Paulo Vitor Poloni.
Jazz no Ouro Verde
Uma noite de improviso, talento e expressão coletiva da música. O Grupo Marajó apresenta o show “Um Olhar Interior” com os músicos Sergio Reze (bateria e gongo), Alexandre Ribeiro (clarinete), Daniel Grajew (piano e acordeon) e Sidiel Vieira (contrabaixo), do Sergio Reze Falando Música Quarteto. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla.
LEIA TAMBÉM
“A novidade é que vamos entrar em estúdio agora em agosto logo após o festival para gravar o primeiro disco do quarteto. O repertório para o show será exatamente o que será registrado no disco, seguindo aquele fio condutor que é o conceito do show e do disco”, adianta o músico e professor do festival, Sergio Reze.
Carinho pelo festival
O show é uma viagem por meio da linguagem dos sons para um Brasil profundo a partir de raízes e memórias afetivas. Professor há dezenas de edições do festival de Londrina, Sergio Reze não esconde o carinho que tem pelo evento, seja na área pedagógica ou na programação artística.
“O show será uma grande celebração para a gravação do disco e estamos muito felizes por ser no Teatro Ouro Verde, e por ocasião do festival pelo qual tenho uma forte conexão e vínculo afetivo construídos ao longo do meu caminho na música.”
Repertório
O repertório reúne clássicos da MPB e seus grandes compositores como Pixinguinha (1 X 0), Tom Jobim e Vinicius de Moraes (Chega de Saudade), Chiquinha Gonzaga (Gaúcho – Corta Jaca), Noel Rosa e Vadico (Conversa de Botequim), Milton Nascimento, Lô e Márcio Borges (Clube da Esquina 2), entre outros.
Sergio Reze
Graduado com menção honrosa pelo Musicians Institute of Technology nos EUA, o baterista e compositor Sergio Reze, desde o seu retorno ao Brasil, tem atuado em shows e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como Ivan Lins, Toninho Horta, Monica Salmaso, Paulinho da Viola, Zélia Duncan, João Bosco, Dominguinhos, Hamilton de Holanda, Orquestra Popular de Câmara, Arnaldo Antunes, Nei Matogrosso, Lenine, Chico Buarque, Edu Lobo, Flávio Venturini, Elza Soares, Arrigo Barnabé, entre outros. Seu trabalho na bateria, marcado por forte identidade estilística, foi indicado ao Prêmio Visa de Instrumentistas e tem contribuído para a ampliação dos limites do instrumento por meio da utilização de novos timbres e elementos melódicos. Ao longo de 20 anos de carreira, Sergio está presente em mais de 90 discos e também em trilhas para espetáculos de teatro, dança e cinema e tem se apresentado em diversos países como Alemanha, Áustria, França, EUA, Espanha, Portugal, Inglaterra, Cuba, Argentina, Uruguai, Equador, Bolivia, Colombia, Nova Zelândia e Japão.
Alexandre Ribeiro
Clarinetista de grande destaque no cenário da música instrumental brasileira, é considerado uma referência em seu instrumento e possui uma linguagem específica que assina seus diversos trabalhos pelo Brasil e pelo mundo. É professor da Escola de Choro de São Paulo e da EMESP Tom Jobim e seus grupos de maior destaque são Alexandre Ribeiro Quarteto, Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, Quarteto Roda de Choro, duo Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi, duo Allan Plachta e Alexandre Ribeiro e Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti.
Sidiel Vieira
Contrabaixista e Compositor iniciou sua trajetória as 13 anos, passando pela Escola Municipal de Música, Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Universidade Livre de Música. Já atuou na Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Jazz Sinfônica de Diadema e na Bissamblazz Big Band, por onde acompanhou grandes artistas como Johnny Alf, Alaíde Costa, Filó Machado, Theo de Barros, Dominguinhos, Francis Haime, João Donato, Proveta, Bocato e Vinicius Dorin. Já atuou ao lado de Airto Moreira, Hélio Delmiro, Raul de Souza, Roberto Menescal, Danilo Caymmi, Hamilton de Holanda, entre outros. Gravou discos ao lado dos músicos Dori Caymmi, Monica Salmaso, Nailor Proveta, Guilherme Ribeiro, Débora & Dani Gurgel, Cuca Teixeira, Daniel Talbkin, Guga Stroeter, Raphael Ferreira, Mariko Nakahira (Japão) Jorginho Neto, Felipe Silveira, Yaniel Matos (Cuba), Ai Yazaki (Japão) Tuto Ferraz, Jesper Hedegaard (Dinamarca), Acompanha Cesar Camargo Mariano, Amilton Godoy, Romero Lubambo, Dani & Débora Gurgel Quarteto, Mani Padme Trio, Sidmar Vieira Quinteto, Quarteto Metropole e outros.
Daniel Grajew
Vencedor do Concurso Guiomar Novaes em 2020, o pianista, acordeonista e compositor brasileiro Daniel Grajew transita por diversos gêneros, desde o repertório erudito tradicional até o choro, jazz e tango. Entre suas composições de maior destaque estão Giramundo, Choro Vermelho, Sete Vidas, e Acalanto. Lançou em 2013 seu primeiro disco solo “Manga”; em 2016 gravou “Bailado” com Marcos Paiva (escolhido pelo crítico Carlos Calado como um dos 10 melhores discos do ano), em 2017 lançou o disco “Novos Ares” com Escualo Ensemble e em 2019 os discos “Mosaico” com André Bachur e “Quantum” com Túlio Araújo.
44º FIML
A 44ª edição do FIML é promovida pela Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Cultura. Lei Municipal de Incentivo à Cultura: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic). Lei Federal de Incentivo à Cultura: Ministério da Cultura/Governo Federal. Patrocínio: Unimed Londrina; Consórcio União; Grupo Marajó; Husker; Sanepar. Patrocínio Direto: Itaipu Binacional Apoio Direto: Secretaria de Estado do Turismo. Apoio Institucional: Universidade Estadual de Londrina, Sinpro Londrina, Rádio UEL FM, IBravissimi, Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva, MK Cultura Arte, Ópera Por que não?. Apoio: Escola IEIJI, Casa de Cultura UEL, Colégio de Aplicação UEL, Cultural Inglês e Espanhol, Sonkey Instrumentos Musicais, Associação Médica de Londrina, Hotel Crystal, Crillon Palace Hotel, Folha de Londrina, Pajolla Mídia.
Projetos Sociais: Academia de Cuerdas Caracas, ASM – Ação Social pela Música, Banda Marcial Marcelino Champagnat, Escola de Música da Rocinha, IASA – Instituto Amigos de Santo André, Instituto Zeca Pagodinho, Jup Graves, ONG Arte & Vida, Programa Aprendiz Musical, Programa Arte & Toda Gente (Projeto Um Novo Olhar, Projeto Bandas, Projeto SINOS) Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Universitária José Bonifácio, Fundação Nacional de Artes, Projeto PRIMA – Governo da Paraíba, Projeto Sons do Nosso Lar.
Agenda 44º FIML – Quinta-feira (18)
- Circuito Pé Vermelho – 90 anos de Londrina – Sinpro Londrina apresenta: “A noite de Dolores Duran”
Com Sílvia Borba, Giovanna Sanches e banda
Onde: AML Cultural (em frente à Concha Acústica)
Horário: 18h30
Ingressos no Sympla.
- Grupo Marajó apresenta: “Um olhar interior”
Com Sergio Reze Falando Música Quarteto: Sergio Reze (bateria e gongo), Alexandre Ribeiro (clarinete), Daniel Grajew (piano e acordeon) e Sidiel Vieira (contrabaixo)
Onde: Teatro Ouro Verde
Horário: 20h30
Ingressos no Sympla.
Foto principal: Estúdio Fotografe