Uma frase que escuto muito, não só aqui na loja, mas também nas redes sociais, é que Vinho Suave não é vinho.
Vamos esclarecer algumas coisas.
Se a uva passou pelo processo de fermentação, então é vinho.
Existe o vinho de Mesa Suave e o Vinho Fino Suave.
O Vinho Fino Suave possui uma quantidade de açúcar residual proveniente da própria fruta (frutose) que, como expliquei no artigo anterior, acabou não sendo convertida em álcool.
O Vinho de Mesa Suave possui uma quantidade de açúcar residual proveniente de glicose acrescentada ao processo, devido a fruta não fornecer frutose suficiente para a fermentação atingir níveis alcoólicos adequados.
Vinho Soave é diferente do Vinho Suave
Também não podemos confundir com o Vinho Fino “Soave”, que é feito com a Uva Soave. Este é um vinho branco seco da região do Veneto na Itália.
Uma das principais dificuldades do iniciante ao mundo do vinho é se acostumar com o sabor do Tanino.
Vamos lembrar que a nossa cultura alimentar, no Brasil, é a da Cana de Açucar. Nos acostumamos desde criança a incluir o açúcar (glicose) em todas as coisas. Colocamos no café, no suco, e por aí vai. O açúcar tem a capacidade de bloquear os outros sabores e você se acostuma com o “docinho”.
A migração do vinho mais doce para o vinho mais seco é feita de maneira mais lenta e cada pessoa vai ter uma capacidade diferente de assimilar isso.
Outra coisa importante é a sua diversidade alimentar. Quanto maior a sua experiência com diferentes tipos de alimentos, mais você terá facilidade de se adaptar ao vinho, pois os aromas e os paladares serão reconhecidos pelo seu cérebro.
Não vai ter amoras, cerejas, ameixas, abacaxi, morango, melão, pera, maçã, pimenta, canela, café, chocolate no vinho, mas os componentes químicos presentes (sejam originados da fruta ou do processo de fermentação ou mesmo do armazenamento em barricas de carvalho) remeteram a esta lembrança.
Então, você que teve a possibilidade de já começar a tomar os vinhos mais secos, não critique quem toma os vinhos suaves, pois gosto, prazer e possibilidade é uma coisa individual.
E vamos lembrar, que o vinho de mesa representa 90% da venda do total de vinhos no Brasil.
Edmilson Palermo Soares
Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral. Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin
Leia todas as colunas do Mundo do Vinho
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.