
O Vale do Curicó é uma das regiões vitivinícolas mais tradicionais e produtivas do Chile, situada na porção sul do Vale Central (a cerca de 200 km ao sul de Santiago), delimitada ao norte pelo Vale de Colchagua e ao sul pelo Vale do Maule.
A viticultura em Curicó remonta à metade do século XIX, com a fundação de propriedades históricas como a Viña San Pedro em 1865.
O vale ganhou relevância global a partir de 1979, quando o produtor catalão Miguel A. Torres estabeleceu ali a Miguel Torres Chile.
Essa chegada foi o principal catalisador da modernização do vinho chileno, introduzindo tanques de aço inoxidável com controle de temperatura e barricas novas de carvalho francês, transformando o padrão técnico de vinificação no país.
O vale do Curicó estende-se entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa, irrigado pelos rios Teno e Lontué, que formam o rio Mataquito.
O clima é mediterrâneo com forte influência das brisas frescas andinas. Apresenta grande amplitude térmica diária (dias quentes e noites frias), permitindo maturação fenólica completa sem perda de acidez natural.
Os solos são predominantemente aluviais e vulcânicos nas áreas planas, com variações de argila, cascalho e texturas francas, apresentando maior fertilidade que os vales mais ao norte.
Curicó divide-se formalmente em dois vales:
- Vale do Teno (Norte): Focado em brancos expressivos e tintos de perfil fresco (comunas de Rauco, Romeral e Vichuquén).
- Vale do Lontué (Sul): Berço de tintos encorpados, vinhas centenárias e bases tradicionais de espumantes (comunas de Molina e Sagrada Familia).
Este Vale abriga ampla diversidade de variedades internacionais clássicas (mais de 30 castas comerciais), destacando-se como uma das maiores áreas de cultivo de uvas brancas do Chile.
Uvas tintas:
Cabernet Sauvignon: Principal uva tinta em área, gerando desde rótulos de perfil frutado até exemplares de vinhas velhas com taninos estruturados.
Carménère, Syrah, Merlot e Pinot Noir: Variam entre o calor do vale central e os bolsões mais frescos próximos à costa e pré-cordilheira.
Uvas brancas:
Sauvignon Blanc: É a casta branca mais expressiva e abundante da região, conhecida por seu frescor e notas cítricas/herbáceas.
Chardonnay: Com boa adaptação em zonas de influência mais fria e solos calcários/argilosos.
As vinículas de Curicó:

Miguel Torres Chile – Pioneira na modernização do país e no resgate de vinhas centenárias em pé franco.
Rótulos em Destaque:
- Manso de Velasco (100% Cabernet Sauvignon de vinhas pré-filoxéricas plantadas em 1902);
- Cordillera de los Andes (Chardonnay / Syrah).
Viña San Pedro

Uma das vinícolas mais antigas do Chile, sediada em Molina.
Rótulos em destaque:
- Cabo de Hornos (ícone Cabernet Sauvignon);
- Linha 1865 Selected Vineyards;
- Castillo de Molina.
Viña Valdivieso

Famosa por introduzir os espumantes método tradicional no Chile (1879) e cortes de alta gama.
Rótulos em Destaque:
- Caballo Loco (corte tinto multi-safra estilo solera);
- Valdivieso Single Vineyard.
Viña Echeverría
Propriedade familiar focada em viticultura sustentável e vinhos de precisão varietal.
Rótulos em Destaque:
- Echeverría Founder’s Selection (Cabernet Sauvignon);
- Signos (Cabernet/Syrah).
Viña Aresti
Baseada em Rio Claro/Molina, com vinhedos voltados a blends clássicos e vinhos de montanha.
Rótulos em Destaque:
- Código de Aresti;
- Trisquel Series (vinhos de micro-terroir).
Um brinde!
Foto principal – Vinícola San Pedro/crédito Ruta Del Viño Curicó
Edmilson Palermo Soares


Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral.
Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin
Leia todas as colunas do Mundo do Vinho
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE
