Skip to content

Empreendedoras de Londrina participam de treinamento dado pelo Facebook

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres esteve na abertura e contou sobre sua experiência à frente da pasta

O LONDRINENSE com assessoria

Na manhã de ontem (11), a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Nádia Moura de Oliveira, participou da abertura oficial da capacitação de mulheres empreendedoras, que usam as redes sociais para impulsionar seus negócios. A mediação do evento “Ela Faz História” coube à Andréa Leal, gerente de Políticas Públicas do Facebook, que entrevistou também a empreendedora do ramo da beleza e proprietária do Wana Black Hair, Ana Paula, e a deputada federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER), Luísa Canziani.

Durante o encontro, as participantes puderam ouvir um pouco mais a respeito dos serviços ofertados pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, assim como sobre o papel da mulher na política e na área de negócios para fortalecer e estimular mais mulheres a abrirem seu próprio negócio.

Além disso, o corpo técnico do Facebook ministrou treinamentos acerca das redes sociais, em especial, o próprio Facebook e o Instagram para alavancar os negócios nos tempos atuais. Isso porque, segundo dados de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentados na oportunidade, três em cada quatro lares brasileiros têm mulheres como chefes de família e responsáveis pelo sustento da casa.

Foto: Ana Paula Hedler

Destas, 41% têm um negócio próprio, ou seja, estão movimentando a economia nacional por meio do empreendedorismo. Já dados da OIT mostram que se as mulheres tiveram as mesmas oportunidades que os homens e participação da mesma maneira que eles, o PIB mundial seria 23% maior do que o atual, e empresas que têm, pelo menos, 25% de mulheres como executivas, têm lucros maiores do que aquelas que não têm.

“De fato, com as mulheres há um impacto positivo nos negócios e nós entendemos que temos uma forma de conectar essas mulheres que estão crescendo e de ajudá-las a crescer conjuntamente. Por isso, esse não é apenas um programa de capacitação às empreendedoras, mas, vamos além, porque queremos que as mulheres se conheçam e se ajudem. Queremos estimular a mentoria entre as empreendedoras”, disse Andréa Leal durante o evento.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres foi uma honra poder participar da abertura da capacitação de uma rede tão relevante quanto o Facebook. “Estamos muito felizes em participar desse belo evento na nossa cidade, porque muitas vezes as mulheres que se interessam por esse assunto, precisam ir para outros centros buscar as informações e, hoje, o Facebook está aqui na nossa casa. Temos muitas empreendedoras que estão buscando conhecimento, e isso está alinhado com nossos eixos de trabalho que lidam com capacitação das mulheres e a busca pela geração de renda”, explicou Nádia.

O objetivo do encontro foi realizar um treinamento utilizando as diferentes ferramentas de marketing digital e possibilitar trocas de experiências com pessoas inspiradoras. Para isso, os técnicos especializados do Facebook abordaram questões como: a importância da identificação do público-alvo correto, de saber o que comunicar e como fazer isso; como encontrar novos clientes e mantê-los, como vender mais, como gerenciar as páginas nas redes sociais, a relevância da escrita correta e da escolha de fotografias e vídeos que passem a mensagem que a empresa pretende, entre outros tópicos da comunicação.

A empreendedora, que ministra cursos e treinamentos de qualificação para babás e trabalha com assessoria materna em Londrina, Maria Fernanda Malvezzi, explicou que seu negócio surgiu de uma necessidade que ela teve quando foi mãe e que realmente há uma dificuldade em encontrar conhecimentos técnicos como este em cursos em Londrina. “Busco muito conhecimento fora de Londrina, onde tenho que me deslocar e pagar pela inscrição. Isso me surpreendeu! Poderia ter mais ações como essa, porque é uma rede de empreendedorismo feminino”.

Foto: Ana Paula Hedler

Já para a empreendedora na área de cosméticos naturais e orgânicos da Empório EcoBeauty, Heloisa Paiva Haguio, mentorias são oportunidades para se firmar novos contatos e aumentar a rede de fornecedores, clientes e parceiros. “O que acho mais importante desses treinamentos é a interação que fazemos enquanto participantes, a troca de ideias e de conhecimentos, que podem nos ajudar a melhorar nossos negócios. É um momento para conhecermos gente e divulgarmos nossos empreendimentos”, esclareceu.

A nutricionista participante da capacitação e especializada em saúde da Mulher, Ana Tripoloni, disse que este foi um treinamento voltado às especificidades das mulheres, o que ainda falta no mercado. “Precisa ter mais eventos assim, principalmente, voltado para as mulheres, porque somos um público específico e, muitas vezes, os treinamentos não trazem as nossas necessidades em pauta, as nossas especificidades e informações direcionadas a nossa realidade”, frisou.

O treinamento contou com a presença de empreendedoras de diversos ramos, como de tecnologia, desenvolvimento de softwares, cosméticos e beleza, cultura, comunicação, vestuário, entre outros. Ele já passou por cidades como Brasília (Distrito Federal), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.