Por Edmilson Palermo Soares
Dia 20 de março marcou a chegada do Outono. A data é chamada “equinócio de outono”, onde os dias e as noites têm a mesma duração.
No Hemisfério Sul, a estação vai de 20/3 a 21/06, enquanto no Hemisfério Norte vai de 22/09 a 21/12.
Mas o que o Outono significa para nós, brasileiros, já que Brasil é um país de tamanho continental e conhecido pelo seu clima tropical, ou seja, com altas temperaturas durante boa parte do ano?
As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste possuem um clima mais quente durante praticamente os 12 meses, enquanto nas regiões sul e sudeste as estações são mais bem definidas e é possível sentir diferença e variações de temperatura.
Clima ameno e situações sociais
O outono é a estação em que as temperaturas começam a baixar. É um ponto de equilíbrio entre o calor do verão e o frio do inverno. E, por isso, é propício para piqueniques, jantares românticos, fondues com amigos e almoços com familiares.
Esta estação traz algumas mudanças interessantes.
Colheita: O outono é a época de colheita em várias partes do mundo, especialmente de frutas. Seja farta ou escassa, é momento de agradecimento pelo trabalho realizado;
Transição climática: Período de transição entre o verão e o inverno. As mudanças climáticas podem impactar a agricultura. As temperaturas são diferentes, a duração dos dias e noites também serão diferentes;
Inovação na culinária: É a estação das frutas, que permitem a criação de receitas e sucos saudáveis e nutritivos. Favorece a inovação e criatividade para a gastronomia;
Impactos na vida animal: Para algumas espécies, o outono é época de reprodução, como é o caso de algumas aves e mamíferos. A temperatura amena e a abundância de alimentos facilitam o processo de reprodução e o cuidado com os filhotes;
Impactos no turismo: As praias não são mais a preferência. Passeios na natureza são mais atrativos nesta época, inclusive a visitação de vinícolas (enoturismo).
No Outono, a produção de clorofila diminui, revelando outros pigmentos presentes nas folhas, como carotenoides (amarelos e alaranjados) e antocianinas (vermelhas e púrpuras).
Os vinhedos sentem a queda nas temperaturas e se preparam para descansar. Os nutrientes migram das folhas que cairão para as partes permanentes, como os troncos e as raízes axiais, que enfrentarão as estações seguintes.
Assim, após a colheita, as plantas desaceleram seu metabolismo e são preservadas até que uma nova estação quente as convide a dar novos frutos, em um ciclo renovado.
- No outono, as folhas caem e a videira entra em repouso vegetativo;
- No inverno, a videira acumula nutrientes para a próxima primavera;
- No início da primavera, a videira desperta do repouso e começa um novo ciclo vegetativo.
O Outono e o consumo de vinhos
O outono é uma época propícia para degustar vinhos. Também é marcada por tradições relacionadas ao vinho, como as Vindimas (colheitas) em todo o mundo.

Quando se fala em consumo de vinhos, logo vem à mente as estações mais frias do ano, sendo o outono a preferida dos amantes desse tipo de bebida.
Essa estação é um momento de relaxamento da alma, onde tudo está em ordem.
Características dos vinhos de outono:
- São mais encorpados e com aromas concentrados;
- Proporcionam uma experiência acolhedora;
- Combinam bem com pratos condimentados e com mais sustância;
- São ideais para os dias mais frios.
Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Malbec, Pinot Noir e Tempranillo são boas escolhas para serem apreciados no Outono.
Preparem as taças e uma excelente experiência.
Edmilson Palermo Soares


Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral. Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin
Leia todas as colunas do Mundo do Vinho
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE.