Por Edmilson Palermo Soares
A província de Buenos Aires, na Argentina, tornou-se produtora de vinhos premium durante a primeira década do século XXI.
Os vinhedos estão localizados na parte sul da província, especialmente ao redor de Médanos.
É uma região vinícola promissora, destacando-se por vinhos de clima marítimo com Indicações Geográficas (IG) em Chapadmalal e Balcarce.
A atividade foi pioneira em terras anteriormente dedicadas ao alho e pastagens.
O terroir de Médanos possui condições únicas, ideais para vinhedos de qualidade. O solo é arenoso e, dada a sua latitude, onde a região da Pampa e a Patagônia convergem.
Devido à sua proximidade com o oceano, o terroir de Médanos consiste em solo arenoso sobre uma placa calcária com longas horas de sol e, consequentemente, uma elevada amplitude térmica durante o dia.
Médanos é o único terroir argentino dedicado à produção de vinhos premium com influência oceânica.
A proximidade do oceano e os fortes ventos da região desenvolvem cascas grossas nas uvas, que contribuem para vinhos complexos com cores intensas.
As castas utilizadas na denominação Médanos incluem: Malbec, Sauvignon blanc, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Chardonnay, Petit Verdot, Tempranillo.

Ofertas vinícolas de qualidade
As vitivinícolas de Buenos Aires são uma pequena amostra do potencial desta província como região produtora e muitos apostam que, quando suas vinícolas se consolidarem, poderá se tornar uma das regiões mais intensas a nível produtivo.
As evidências estão em mais de uma centena de projetos ativos na província, que não superam os 20 hectares. Estes permitem vislumbrar o que se pode obter dos “três grandes terroirs da zona: a Pampa úmida, o deserto de transição e os vinhedos de perfil serrano e influência marítima”.
Nestes projetos, as variedades como Albariño e Sauvignon Blanc em brancas, e Merlot e Tannat em tintas, parecem ser as que mais facilmente obtêm o ponto de equilíbrio necessário.
As três se encontram na região, e de alguma forma são a ponta de lança deste renascer que têm experimentado um crescimento exponencial em termos de oferta vinícola e qualidade.
A principal atração próxima à capital é a Vinícola Gamboa, em Campana (65 km de BA), focada em uvas como Pinot Noir e Cabernet Franc, oferecendo tours e almoços.

Destacamos ainda as seguintes vinícolas:
- Trapiche Costa & Pampa (Chapadmalal): Pioneira no “vinho costeiro”, a apenas 6 km do mar, produz brancos e tintos de clima frio;
- Puerta del Abra (Balcarce): Localizada na zona do sistema de Tandilia, destaca-se por solos calcários e vinhos finos;
- Vinícola Gamboa (Campana): Próxima à capital (aprox. 65 km), oferece experiências de turismo, degustações e gastronomia em ambiente charmoso;
- Bodega Al Este (Médanos): Produz vinhos com solos pré-patagônicos no sul da província.
Experimente os vinhos da região. Um brinde.
Foto principal: Argentina Travel
Edmilson Palermo Soares


Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral.
Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin
Leia todas as colunas do Mundo do Vinho
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE.


