Buenos Aires: o futuro vinícola da Argentina

Buenos Aires_Gastronomia1

Por Edmilson Palermo Soares

província de Buenos Aires, na Argentina, tornou-se produtora de vinhos premium durante a primeira década do século XXI.

Os vinhedos estão localizados na parte sul da província, especialmente ao redor de Médanos.

É uma região vinícola promissora, destacando-se por vinhos de clima marítimo com Indicações Geográficas (IG) em Chapadmalal e Balcarce.

A atividade foi pioneira em terras anteriormente dedicadas ao alho e pastagens.

O terroir de Médanos possui condições únicas, ideais para vinhedos de qualidade. O solo é arenoso e, dada a sua latitude, onde a região da Pampa e a Patagônia convergem.

Devido à sua proximidade com o oceano, o terroir de Médanos consiste em solo arenoso sobre uma placa calcária com longas horas de sol e, consequentemente, uma elevada amplitude térmica durante o dia.

Médanos é o único terroir argentino dedicado à produção de vinhos premium com influência oceânica. 

A proximidade do oceano e os fortes ventos da região desenvolvem cascas grossas nas uvas, que contribuem para vinhos complexos com cores intensas.

As castas utilizadas na denominação Médanos incluem: Malbec, Sauvignon blanc, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Chardonnay, Petit Verdot, Tempranillo.

A região de Buenos Aires, na Argentina, vem se destacando pelos seus vinhos premium com influência oceânica, complexos e de cores intensas
Foto: Bodega Trapiche Costa & Pampa

Ofertas vinícolas de qualidade

As vitivinícolas de Buenos Aires são uma pequena amostra do potencial desta província como região produtora e muitos apostam que, quando suas vinícolas se consolidarem, poderá se tornar uma das regiões mais intensas a nível produtivo.

As evidências estão em mais de uma centena de projetos ativos na província, que não superam os 20 hectares. Estes permitem vislumbrar o que se pode obter dos “três grandes terroirs da zona: a Pampa úmida, o deserto de transição e os vinhedos de perfil serrano e influência marítima”.

Nestes projetos, as variedades como Albariño e Sauvignon Blanc em brancas, e Merlot e Tannat em tintas, parecem ser as que mais facilmente obtêm o ponto de equilíbrio necessário.

As três se encontram na região, e de alguma forma são a ponta de lança deste renascer que têm experimentado um crescimento exponencial em termos de oferta vinícola e qualidade.

A principal atração próxima à capital é a Vinícola Gamboa, em Campana (65 km de BA), focada em uvas como Pinot Noir e Cabernet Franc, oferecendo tours e almoços. 

Foto: Bodega Gamboa

Destacamos ainda as seguintes vinícolas:

  • Trapiche Costa & Pampa (Chapadmalal): Pioneira no “vinho costeiro”, a apenas 6 km do mar, produz brancos e tintos de clima frio;
  • Puerta del Abra (Balcarce): Localizada na zona do sistema de Tandilia, destaca-se por solos calcários e vinhos finos;
  • Vinícola Gamboa (Campana): Próxima à capital (aprox. 65 km), oferece experiências de turismo, degustações e gastronomia em ambiente charmoso;
  • Bodega Al Este (Médanos): Produz vinhos com solos pré-patagônicos no sul da província.

Experimente os vinhos da região. Um brinde.

Foto principal: Argentina Travel

Edmilson Palermo Soares

Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral.

Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin

Leia todas as colunas do Mundo do Vinho

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse