Skip to content

Projeto de Ciências, Matemática e Tecnologia recebe R$ 30 mil do CNPq

CIMATEC visa promover a integração dos conteúdos curriculares com o uso das tecnologias, e despertar nos professores a vontade de conhecer e introduzir os recursos e as estratégias diferenciadas nas aulas

O LONDRINENSE com assessoria

O projeto Ciências, Matemática e Tecnologia (CIMATEC) da Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME) foi contemplado com incentivo de R$ 30 mil pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para a execução de suas atividades. Esta é a segunda vez que o projeto é premiado pelo CNPq. A primeira foi em 2017.

Foto: divulgação/ Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação

O dinheiro será aplicado na compra de materiais para o laboratório de experimentação; para licenças de softwares; para compra de cards para a realização de jogos educativos e de realidade aumentada; para produzir materiais didáticos que servem de apoio aos professores em sala de aula e para promover as ações de educação, popularização e divulgação das três áreas de conhecimento em festivais e eventos de educação.

O Festival de Matemática e o Londrina Mais são exemplos de eventos que recebem os estandes do CIMATEC. O Londrina Mais, por exemplo, irá ocorrer nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no Parque de Exposições Ney Braga. “São oportunidades que aproveitamos para levar os conhecimentos e a experimentação em ciência, matemática e a tecnologia para as crianças, famílias, professores e a comunidade em geral, onde todos podem estar em contato e interagir com os recursos tecnológicos”, disse a integrante do projeto e profissional de Apoio Pedagógico de Matemática da SME, Regina Aparecida de Oliveira.

O objetivo do CIMATEC é promover a integração dos conteúdos curriculares com a mediação das tecnologias, assim como despertar nos professores a vontade de conhecer e introduzir os recursos e as estratégias diferenciadas nas aulas, de forma a impactar na aprendizagem dos estudantes, especialmente, em Ciências e Matemática. Ele é muito utilizado na formação continuada dos professores da rede municipal e nas divulgações feitas em mostras de trabalho. A última formação foi realizada no dia 18 de agosto deste ano. “O projeto é muito importante para a nossa rede, porque, por meio dele, conseguimos fazer a divulgação científica e oportunizamos que as pessoas conheçam mais sobre ciência e tenham mais chances de conseguir usá-la para tomar suas decisões no dia a dia”, disse a profissional do Apoio Pedagógico de Ciências, Cristina da Silva Borba.

Foto: divulgação Secretaria Municipal de Educação

Durante as formações dos professores, o projeto mostra como podem ser colocadas em prática as atividades com as novas tecnologias. Participam da formação nesta área, os educadores do 1º ao 3º ano e o grupo de tecnologia, o que soma cerca de 700 professores. “Quando a gente utiliza os recursos com os professores, eles não veem a hora passar de tanto que se interessam pelo assunto. Isso desperta o interesse e a curiosidade deles pelo assunto e nós sabemos que as crianças precisam disso. Na nossa época, não tínhamos acesso às tecnologias e hoje as crianças já nascem em um mundo digital, por isso a gente orienta o uso das tecnologias como apoio pedagógico”, explicou Oliveira.

Histórico – O projeto CIMATEC foi criado em 2014 pela equipe de Apoio Pedagógico de Ciências, Matemática e Tecnologia Digital da Comunicação e Informação (TDIC) da Secretaria Municipal de Educação (SME). A criação foi motivada pela necessidade de integrar esses assuntos com o uso de tecnologias digitais na formação continuada de professores e nas aprendizagens dos professores e estudantes.

Em 2017, ele foi aprovado pela primeira vez na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do CNPq. Na ocasião, ele promoveu formação de professores e atendeu ao público de Londrina e região durante o evento Londrina Mais. Atualmente, integram a equipe responsável pelo projeto CIMATEC, a profissional de Apoio Pedagógico de Ciências, Cristina da Silva Borba; as profissionais de Apoio Pedagógico de Matemática, Regina Aparecida de Oliveira e Eliane Sborgi Lovo; e as profissionais de Apoio Pedagógico de Tecnologia Digitais da Informação e da Comunicação em Educação, Mirella Cito Botti e Josiane Maria Frota Vieira.

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.