Skip to content

Quem não gosta de comida alemã, bom sujeito não é

A culinária alemã é muito rica e nós, londrinenses, temos sorte de ter mostras desta cultura muito perto de nós, como é o caso de Rolândia, que teve um grande fluxo de imigrantes alemães, principalmente durante e após a Segunda Guerra. Também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul existem várias colônias importantes.

Mas estamos aqui pra falar de comida, e os pratos mais conhecidos e apreciados são, sem dúvida, o Eisben e o Kassler, respectivamente o joelho e a bisteca de porco, e o chucrute, que deve ser feito com antecedência. Agora, você vai aprender a fazê-los. Todos os ingredientes usados são encontrados no mercado Shangri-lá.  Zimbro é um tempero em grãos e Kümmel é uma bebida alcoólica. Vamos à receita:

Ingredientes para o chucrute:

– 2 kg de repolho;

– 20 g de sal;

– 1 folha de louro;

– Pimenta do Reino em grãos (a gosto);

– 3 unidades de zimbro

Preparo:

Retire a casca externa do repolho. Corte o repolho em 4, retire a parte do miolo e pique em fatias finas. Em um recipiente coloque o sal, uma camada de repolho, e repita o processo pressionando bem. Coloque o louro, o zimbro e a pimenta do reino para finalizar as camadas. Descansar por 2 horas e pressionar novamente. Colocar um prato e um peso sobre as camadas para que o repolho solte água. Manter fechado em lugar fresco por 45 a 60 dias.

Na hora de servir, salteie na manteiga.

Ingredientes:

– 1 unidade de joelho de porco defumada;

– 2 bistecas de porco defumada;

– 2 unidades de salsichão vermelho (Viena);

-2 unidades de salsichão branco (porco ou vitela);

– 500 g de batata

– Zimbro (a gosto);

– Kümmel (a gosto);

– 1 bouquet garnit ( tomilho- loro- salsinha, amarrados em uma folha de alho-poró);

– 500g de chucrute.

Envolva o joelho de porco em papel alumínio e leve ao fogo de 180º C por 90 minutos. Desembrulhe e asse por mais 10 minutos em 220º C.

Descasque e cozinhe as batatas em água aromatizada com o zimbro o kümmel e o buquet garnit. Cozinhe até que estejam macias, porém, firmes.

Em uma chapa grelhe as bistecas no ponto desejado. Eu sugiro selar apenas.

Ferva água e cozinhe os salsishões de 3 a 5 minutos.

Sirva todos os preparos juntos. Um vinho branco Riesling cai muito bem aqui.

Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan 


Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.