Porque o dólar está tão caro e como isso afeta o seu dia a dia?

2829

Por Cláudio Chiusoli

A valorização do dólar norte-americano é um tema complexo, afetado por diversos fatores internos e externos à economia brasileira, por isso, não há uma resposta simples para esta pergunta.

LEIA TAMBÉM

Existem fatores que fazem com que o dólar suba:

Balança comercial: se o Brasil importasse mais do que exportasse, a demanda por dólares aumentaria, fazendo com que os preços subissem.

Taxas de juros: se as taxas de juros forem altas e atrativas nos Estados Unidos, os investidores buscarão investimentos mais seguro, aumentando a demanda por dólares do Brasil, com a fuga de capital.

Receio do investidor pelo risco: durante períodos de maior temor ao risco, os investidores tendem a procurar ativos considerados mais seguros, como o dólar americano, o que pode aumentar a procura pela moeda.

Intervenção do Banco Central: o Banco Central pode intervir no mercado cambial, comprando ou vendendo dólares, na tentativa de controlar as flutuações cambiais.

Incerteza política e econômica: a incerteza em relação as políticas econômicas do governo ou notícias negativas sobre a economia brasileira podem causar desconfiança entre os investidores estrangeiros, levando a saída de capital e a valorização do dólar americano.


Consequências para seu dia a dia:

  • Os produtos importados tornam-se mais caros com o aumento dos preços nas prateleiras dos supermercados, o que desencadeia a inflação e reduz o poder de compra da população.
  • Se possui dívida atrelada ao dólar, precisará desembolsar mais reais para honrar os compromissos.
  • Para quem vai viajar ou comprar algo do exterior vai gastar mais.

É fundamental destacar que o valor do dólar está em movimento diariamente e pode ter flutuações consideráveis em um intervalo de tempo curto.

Para compreender a evolução da taxa de câmbio, é importante manter-se atualizado sobre as notícias relacionadas à economia do Brasil e do mundo.

Mas certamente entre todas as variáveis, as incertezas políticas e econômicas contribuem com um peso grande nessa oscilação. Basta alguma declaração desastrosa do governo para isso.

Tenha uma ótima semana. Gratidão!

Foto: Freepik

Cláudio Chiusoli

O dólar está sempre em movimento em alta e baixa. Mas você sabe o porque disso e como afeta seu dia a dia

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do Youtube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress