Skip to content

ONG distribui gratuitamente cadernos educativos sobre a vida com Alzheimer

Instituto Não me Esqueças produziu a coletânea para apoia pessoas com Alzheimer e familiares. Cadernos podem ser baixados pelo site

O LONDRINENSE com assessoria

O Instituto Não Me Esqueças está lançando o quarto volume da coletânea PlenaMente – A vida com a doença de Alzheimer, composta por cadernos educativos, acompanhados de cadernos de atividades cognitivas, para apoiar pessoas com diagnóstico de Alzheimer e seus familiares. Os exemplares impressos são destinados ao público atendido pela associação, mas qualquer pessoa interessada pode acessar e baixar gratuitamente todo o material no site da entidade. A coletânea é uma criação colaborativa entre pessoas que vivem com Alzheimer, familiares cuidadores, profissionais de saúde, além de voluntárias e voluntários da ONG. O projeto é financiado pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk e tem o apoio da Febraz – Federação Brasileira das Associações de Alzheimer.

LEIA TAMBÉM

Partindo do princípio de que ninguém compreende a vivência do Alzheimer melhor do que aqueles diretamente envolvidos — tanto os diagnosticados quanto seus cuidadores —, a coletânea oferece uma perspectiva íntima e educativa das experiências de três famílias que convivem com o Alzheimer, combinadas aos mais recentes achados de pesquisas e estudos avançados no campo das demências. A narrativa sensível mostra que diante da complexidade da condição é preciso desenvolver  estratégias adaptadas às necessidades de cuidado de cada caso.

A realidade das famílias retratadas permite abordar diferentes contextos e orientar sobre questões práticas que surgem em todas as fases da jornada do Alzheimer. Começando pelo diagnóstico e as perguntas na hora da consulta médica; os direitos da pessoa que vive com demência; os remédios disponíveis na rede pública de saúde; a sobrecarga emocional e suas consequências para quem cuida; o processo de curatela ou como se posicionar contra o estigma associado à doença, entre outros temas importantes.

A coletânea PlenaMente, com quatro cadernos sobre o Alzheimer, pode ser baixado gratuitamente no site.
Quarto volume da coletânea PlenaMente -Divulgação

Quarto volume dos cadernos

O caderno educativo nº 4, que acaba de ser publicado, ajuda na reflexão sobre optar por uma instituição de longa permanência e a necessidade de uma rede de apoio. Trata também de como se comunicar e gerar bem-estar para a pessoa que vive o estágio mais avançado da doença, além de práticas que ajudam a pessoa em estágio leve e moderado a continuar fazendo o que  gosta, com o máximo de autonomia, pelo maior tempo possível.

“Chegamos ao último volume de nossa série com a esperança de que tenhamos fornecido uma fonte de conforto, orientação e conhecimento prático para aqueles que vivem com Alzheimer”, diz Elaine Mateus, cofundadora e vice-presidente do Instituto,  colaboradora na criação da coletânea e presidente da Febraz. “Convidamos educadores, profissionais da saúde, cuidadores e qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a vida com Alzheimer a acessar e compartilhar este recurso.”

Estimulação cognitiva

Já está em produção o quarto caderno de atividades cognitivas do projeto PlenaMente. Este será o último volume a ser publicado, completando a coletânea. Os três primeiros estão disponíveis: “Experiências Culinárias”, “Vida e Rotina em Família”   e “Jogos e Brincadeiras Antigas”.  Todos trazem sugestões de dinâmicas que contribuem para preservar as habilidades cognitivas e também os vínculos afetivos, criando oportunidade de desfrutar de momentos alegres com a família e amigos.

Os cadernos incluem orientações para adaptar as atividades às necessidades e possibilidades individuais, respeitando as preferências e valorizando a contribuição possível para cada um. Para mais informações visite o site ou envie um e-mail para contato@inme.org.br . Se preferir entre em contato pelo WhatsApp (43) 9 9155-5747 .

Sobre o Instituto Não Me Esqueças

O Instituto Não Me Esqueças (Rua Uruguai, 759, Londrina) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2017, dedicada a apoiar indivíduos e famílias que convivem com a doença de Alzheimer, oferecendo recursos educacionais, suporte emocional e programas de conscientização para a comunidade.

Coletânea PlenaMente – A Vida com Alzheimer

Acesso gratuito: naomeesquecas.org.br/plenamente/

Realização: Instituto Não Me Esqueças – Rua Uruguai, 759, Londrina

Patrocínio do Projeto Plenamente: Novo Nordisk

Apoio: Febraz – Federação Brasileira das Associações de Alzheimer

Patrocínio Institucional: Itaipu Binacional

LEIA TAMBÉM – Educação sexual, tema visto como tabu, é o assunto do OLondrinensePOD, desta quinta-feira (21)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.