Skip to content

Dividendos da Petrobras poderiam fortalecer os cofres do governo federal, mas….

Por Cláudio Chiusoli

Mesmo para que não tem muito conhecimento sobre o assunto, provavelmente deve ter acompanhado nos noticiários sobre a Petrobras.

O que aconteceu efetivamente no episódio Petrobras?

Quem é investidor e tem ações da Petrobras, não tem motivos para comemorar. O governo federal determinou que não fossem pagos os dividendos extraordinários.

Entenda que dividendo extraordinário é aquele pago acima do mínimo obrigatório. Em outras palavras, as empresas não precisam necessariamente pagá-los.

Após o desastroso pronunciamento do governo federal, o mercado reagiu demonstrando que é muito sensível a determinadas mensagens e que claramente não aceita “desaforo”.

A decisão da Petrobras de não pagar dividendos extraordinários no quarto trimestre de 2023, embora não obrigatória, pegou os investidores desprevenidos e resultou em uma enorme fuga de recursos.

O resultado foi um revés no mercado e as ações da Petrobras caíram mais de 10% com uma perda em um único dia de R$ 55,8 bilhões em valor de mercado. Isso mesmo.

Maior acionista da Petrobras

E o pior de tudo, o governo federal seria um dos grandes beneficiados, pois é o maior acionista da Petrobras, com 36,6% do capital social da empresa.

Com esta participação, uma vez que o governo precisa de dinheiro, seria uma importante fonte de receitas por meio dos dividendos.

Além disso, o governo federal ainda possui 50,2% das ações ordinárias da Petrobras, que dá direito a voto nas assembleias gerais, e não é à toa que coloca diretores e presidente no comando.

Resumo da ópera, é evidente que há muita intervenção governamental na gestão das empresas públicas, criando assim insegurança no mercado financeiro e principalmente nos investidores.

Fique por dentro. Boa semana. Gratidão!

Foto: Plataforma P69/Petrobras

Cláudio Chiusoli

A intervenção governamental nas empresas públicas, como ocorreu com a Petrobras, está gerando insegurança no mercado financeiro

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

2 Comentários

  1. Infelizmente este é apenas parte do cenário nacional e reflete a forma de gestão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.