Cap. 2 – 1ª Temporada: a intenção muda o jogo!

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Por Felipe José

Olá, pessoal! Preparados para o segundo capítulo da série?

Relembrando, estamos no começo de uma série de 11 capítulos, onde vou contar a história de Miguel, um vendedor que tinha dentro de si a necessidade de acelerar suas vendas, mas não sabia como. Um história de descobertas, revelações, suor e conquistas que você não pode perder!!

No episódio anterior, “A revelação”, Miguel descobre que a gratidão sentida por um amigo a ele fez com que esse amigo o ajudasse a conquistar um grande cliente mesmo sem querer nada em troca. Com isso, Miguel passa a encarar esse sentimento como algo muito especial e que pode mudar sua vida e de outras pessoas.

Por ser uma pessoa com raciocínio muito rápido, Miguel percebe que sua ação no passado com um amigo o fez ter resultado no presente, sendo assim, pensa e cria uma estratégia: vou ajudar todo mundo que eu puder, que todos vão me ajudar de volta!

Brilhante!

Jogo de ajudar

Passaram-se os dias, semanas, e Miguel procurando como ajudar as pessoas. Ajudou seu amigo que precisava falar com um cliente que ele atendia, ajudou um cliente a encontrar um bom parceiro comercial, ajudou até seu concorrente a vender num cliente que ele não conseguia vender…ajudou todo mundo que pode!

Um belo dia, algumas semanas depois da ajuda recebida e de ter ajudado muitos parceiros, amigos e clientes, Miguel se dapara com uma situação muito parecida de não conseguir acesso a um cliente, situação quando Lucas, seu amigo, o ajudou!

Miguel passa a mão no telefone e liga para Roberto:

                – Grande Roberto, como vai? Como estão as coisas? Preciso de uma ajuda sua, estou querendo falar com o Jhonatan, da distribuidora Bom Amigo, sei que você vende pra ele e estou lhe pedindo um apoio para “abrir as portas” lá pra mim, consegue?

Roberto era um dos amigos que havia ajudado recentemente.

                – Oi Miguel! Opa, maravilha falar com você, mas deixa eu falar, estou saindo de viagem agora e pode deixar que assim que eu voltar eu falo com o Jhonatan de você, ok? Pode ser? Grande abraço. – responde Roberto.

Na sua cabeça Miguel estava muito seguro que imediatamente Roberto falaria com Jhonatan e muito rápido ele teria mais um cliente, mas não foi bem assim. Passaram-se 10 dias e nada do Roeberto ligar! Nesse meio tempo, Miguel havia tentando falar com o Roberto, mas nem whatsapp ele respondia mais, muito menos o Jhonatan, cliente que Miguel não conseguia entrada.

                – Puxa vida, ajudei o Roberto mês passado e, hoje que eu preciso dele, nem whatsapp ele responde mais. Vou ligar para o Julio – pensou Miguel.

Passam mais alguns dias, Miguel fala com o Julio, mas o desfecho da história foi exatamente o mesmo, uma afirmação jogada “aos ventos”, sem nenhum indício de ação: “Pode deixar que eu ajudo sim, lhe retorno semana que vem”.

A frustração foi crescendo e Miguel foi repensando sua descoberta e suas ações acerca dela: ajudar o máximo de pessoas possível para que depois ela me ajudem! Tentou falar com mais dois conhecidos que havia ajudado, indicando clientes também, mas o resultado foi a mesma coisa, ZERO ajuda!

Chateado, ainda sem conseguir atender o Jhonatan, Miguel recorre a seu pai, um senhor já de idade que durante sua vida inteira foi vendedor e possuia uma experiência muito grande nas vendas e na vida.

                – Pai, algumas semanas atrás eu fui ajudado por um amigo a entrar no cliente que não estava conseguindo porque eu o havia ajudado antes e, por gratidão, me ajudou no que precisava. Porém, desde então, eu venho ajudando muitos amigos e conhecidos e, no momento que eu precisei deles, ninguém foi capaz de me ajudar! Eu não vou ajudar mais ninguém! O que estou fazendo de errado?

O pai muito estudioso, cristão e apreciador da história, com muita calma, sorriso no rosto, cabelos já grisalhos e com uma bela xícara de café na mesa onde ambos conversavam, respondeu:

                – Esperar algo em troca!

                – Como assim pai? Não entendi.

                – É simples, meu filho. O maior e melhor vendedor que já passou por essa terra tem nome e você o conhece!

                – Nossa pai, continuo sem entender e agora o senhor ainda está confundindo os assuntos. O que tem a ver minha estratégia frustrada com isso que o senhor está falando?

                – Responde pra mim quem foi o maior vendedor desse planeta?

                – Você? – responde Miguel, dando risada!

                – Claro que não, filho, apesar de me achar um excelente vendedor, mas o maior deles foi Jesus Cristo!

                – Ok, pai, mas o que isso tem a ver com a minha estratégia? Com a minha frustração?

                – Ora, Jesus Cristo nos mostrou a melhor estratégia de vendas do mundo, que hoje está caída no esquecimento, e que tem muito em comum com essa estratégia que pensou: ajudar o máximo de pessoas possível.

                – Então, pai, mais um fator para não entender o que estou fazendo de errado!

                – Esperar algo em troca! Esse é o seu erro! O maior vendedor do mundo não esperava nada em troca das pessoas que Ele ajudava, mas extamente esse fator o fez ser tão grande! Portanto, meu filho, sua estratégia é fantástica e dá resultado, como você mesmo já experimentou, mas esperar algo em troca pode trazer frustração quando isso não acontece. Continue ajudando e agindo de forma integra, justa, honesta, transparente que, um dia, a ajuda vem! Às vezes pode vir de quem você menos espera!

A conversa se estendeu por mais alguns instantes e Miguel foi para sua casa.

Refletindo sobre as coisas que seu pai havia dito, Miguel lembrou que, quando foi ajudado por Lucas, ele nem se recordava da ajuda oferecida, foi algo que fez sem esperar realmente nada em troca, o que o levou a chegar na melhor conclusão possível:

Ajude sempre que possível e não espere nada em troca, pois só assim a estratégia do Melhor Vendedor do Mundo vai funcionar. Afinal, todos somos diferentes.

Com a cabeça aliviada e o coração mais tranquilo, Miguel dormiu junto à sua família e, no dia seguinte, recebe uma ligação de Davi, um outro amigo que havia ajudado, perguntando se ele não poderia atender o cliente José do Portugal, dono de uma loja cujos produtos do Miguel se encaixariam muito bem. Ele estava precisando de um parceiro comercial novo!

Seja intencional em ajudar os outros pois essa é, sem dúvida, a melhor estratégia comercial do mundo, mas nunca espere nada em troca pois esse é o caminho mais rápido para desviá-lo da melhor estratégia comercial do mundo!

Não perca o capítulo 3 dessa história!

Felipe José

Neste capítulo da nossa série: Miguel descobre uma coisa fantástica: ajudar os outros dá resultados, mas a intenção do jogo é que conta.

Formado em Administração, pós-graduado em Gestão Comercial, Executive Director Sales, Diretor regional do BNI – Business Networking International.

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(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

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Foto principal: Imagem criada por IA/Freepik

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