Especialista diz que é possível melhorar os resultados de curto prazo e revela estratégias para aumentar as vendas e conquistar novos clientes
O LONDRINENSE com assessoria
Black Friday, Natal, Ano Novo, celebrações de final de ano. Os estímulos para o consumidor são inúmeros e as ofertas também. Diante desse cenário, como o comércio pode vender mais nesse período do ano? Você e seu negócio estão preparados para esse momento? Ainda dá tempo de turbinar seus resultados? Para a psicóloga Sarah Figueiredo, consultora de negócios, a resposta é sim. “O melhor momento era ontem, o segundo melhor é agora”, afirma a especialista. Para aqueles que ainda não se prepararam, ela recomenda a adoção imediata de estratégias simples e eficazes que podem ser implementadas rapidamente e que podem fazer as vendas aumentarem.
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“Os empresários podem e devem buscar estratégias que não exijam grandes investimentos ou mudanças complexas no seu negócio. Precisam participar de treinamentos, congressos e consultorias dentro da sua área de atuação. Desengavetar ideias que ficaram guardadas e ver se elas podem ser viáveis para este momento. O mercado não espera, e o futuro começa agora”, afirma, ressaltando a importância de começar a se preparar com antecedência, inclusive pensando em 2025. “Lembre-se: os resultados de 2025 são frutos das mudanças que você faz agora”, destaca.
Promoções e ofertas precisam ser bem planejadas
As promoções e descontos são frequentemente vistos como soluções para aumentar as vendas, mas a especialista alerta que essas estratégias devem ser aplicadas com cautela. “Promoções funcionam, mas não são uma solução universal. Elas precisam fazer parte de um planejamento estratégico bem estruturado, para evitar o ‘desespero’ e garantir que a ação traga retorno real, como captar novos clientes e aumentar a visibilidade da marca”, destaca Sarah.
A consultora também ressalta a importância de não adotar promoções apenas como uma resposta à falta de vendas. “Em momentos de promoção mal planejada, o cliente percebe a ‘falta de estratégia’ e a ação pode não gerar o impacto esperado”, afirma.
Segundo Sarah, estudos recentes, como o realizado pelo Google e Offerwise, mostram que 65% dos consumidores buscam novidades durante o período de grandes promoções, como a Black Friday. Nesse contexto, a consultora aponta que, para se destacar, os negócios precisam estar atentos às expectativas de inovação e agilidade dos consumidores. “Os clientes esperam por entregas diferentes, por atendimentos ágeis, por conexão e por inovação. Pequenos ajustes no dia a dia da empresa podem fazer a diferença nos resultados”, afirma.
Treinamento de equipe faz a diferença nas vendas
Sarah observa que o treinamento de vendas pode gerar resultados rápidos, inclusive já no curto prazo. “A equipe de vendas precisa estar bem treinada, atualizada e motivada. Em muitos negócios, a falta de organização interna impede que se perceba a importância da capacitação contínua. Com o treinamento certo, podemos ver mudanças nas vendas em questão de dias”, explica.
Ela enfatiza que os treinamentos são essenciais para preparar a equipe para enfrentar objeções, alinhar os objetivos da empresa com as metas de vendas e engajar os colaboradores. “Negócios que não investem em treinamento correm o risco de perder competitividade no mercado”, afirma.
Para pequenos empresários ou aqueles com uma equipe reduzida, a consultora alerta que é possível ter sucesso com foco e organização. “Quanto menor a equipe, mais importante se torna a estratégia. O foco deve ser nos produtos de maior margem de lucro, entender profundamente o seu cliente e posicionar a sua marca de maneira clara e assertiva”, afirma.
Entender o comportamento do consumidor é fundamental
No cenário atual, os consumidores estão mais informados e exigentes. Sarah avalia que o cliente de hoje pesquisa mais, compara preços e busca referências sobre produtos antes de tomar uma decisão de compra.
“É preciso entender o comportamento do consumidor, que está cada vez mais autônomo, busca informações e decide onde e como comprar”, diz. Ela recomenda que os empresários criem um ambiente de compra agradável, que incentive o cliente a permanecer mais tempo e concluir a compra.
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