Skip to content

Depois do seguro, férias e boa viagem

Por Vander Cardoso

Julho é mês de férias e, por isso, oportuno para falarmos sobre seguro viagem. Seguro viagem é aquele que garante a indenização de despesas médico-hospitalares, inclusive odontológicas, ocasionadas de acidente pessoal ou doença súbita, quando em viagem.

LEIA TAMBÉM

Costumamos reclamar dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entretanto, imagine estar num local sem que haja acesso a esses serviços.

Assim será se estivermos viajando pelo mundo, desprovidos de uma apólice de seguro viagem. O atendimento que recebemos nos postos de saúde ou hospitais no Brasil é suportado pelos impostos que pagamos.

Se estamos viajando por outros países, onde não residimos, o atendimento médico será dado sob pagamento. Por isso, a importância do seguro. Em muitos casos, a contratação deste seguro é  mesmo obrigatória.

Vantagens do seguro viagem

É possível que, inicialmente, também reclamemos dessa obrigatoriedade. Em todo caso, se pensarmos bem, veremos que essa despesa adicional pode representar uma grande economia. A razão disso está nos preços altos praticados mundo afora por qualquer atendimento médico, mesmo os mais simples. Mas, não bastasse esse motivo, há muitos mais que ajudam a torná-lo atrativo.

Uma cobertura presente no seguro viagem é o traslado médico. Por ela, temos garantida a remoção ou transferência do segurado até ao hospital ou clínica mais próxima, para o devido atendimento médico. Há vezes que a ida a esses pontos de serviços médicos é difícil por conta própria.

Ao falarmos de saúde, coisa extrema é a morte. Também essa está contemplada no seguro. Quem nunca ouviu notícias sobre pessoas que,  viajando, falecem noutros países? E cujas famílias, sem recursos disponíveis para trazer o corpo de volta, recorrem a “vaquinhas” para poder fazê-lo? Pois é! Transportar um corpo falecido é muito mais caro do que em vida.

Esse custo e constrangimento podem ser evitados com o seguro. O traslado do corpo também está garantido na apólice. Aliás, mais do que o custo, nesse momento difícil, também o suporte necessário para os trâmites burocráticos é oferecido pela seguradora.

LEIA TAMBÉM

Como se vê, o seguro viagem ultrapassa os limites do atendimento médico e chega noutras coberturas igualmente importantes. Outra dessas é a invalidez permanente.

Assim como a morte, também a invalidez pode estar presente nos contratos de seguro viagem. A perda, redução ou impotência funcional de membros, ocorridas por acidente durante a viagem, garantem indenização ao segurado.

Tal como dito noutra ocasião, quando apresentamos benefícios adicionais dos seguros residenciais que, por si só, já justificariam a contratação da apólice,  também o seguro viagem disponibiliza serviços adicionais muito interessantes. Exemplo disso é a assistência em caso de bagagem extraviada, furtada, roubada ou mesmo danificada. Quem já passou por isso sabe o transtorno que é lidar com essas questões.

Apresentados os benefícios do seguro viagem, cabe dizer que seu preço é baseado nas coberturas e limites contratados. Também o destino e duração da viagem influenciam o valor a ser pago. Tal como nos planos de seguro saúde tradicionais, certo é que, mesmo com a apólice contratada, viagem boa é aquela que não necessita fazer uso do seguro. Em todo caso, se pensa em viajar, não esqueça do seguro. Procure um corretor de seguros e faça boa viagem.

Vander Cardoso

Formado em Administração pela UEL e em Economia e Contabilidade pela Unopar. Pós graduado em Marketing, tem MBA em Estratégia Empresarial pela USP. Atua no ramo de seguros desde 1990, tendo sido gerente comercial em várias seguradoras, nacionais e  multinacionais. Atualmente é professor universitário e sócio-administrador da Max Line Corretora de Seguros. Fone (43) 3027-2707, cel (43) 999573708. Site: www.maxlineseguros.com.br. Instagram @maxlineseguros

Leia mais colunas Mundo Seguro

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Foto: Freepik

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.