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A falta de padronização nos tamanhos de roupas

Por Ana Paula Barcellos

A experiência de comprar roupas muitas vezes vira um desafio ou um problema, principalmente para mulheres. Isso porque a falta de padronização nas modelagens e tamanhos de roupas é uma questão que parece longe de ser resolvida apesar das críticas e do debate sobre o tema. Esse é um problema antigo que segue dificultando as compras, seja em lojas físicas ou on-line.

A falta de uma padronização no tamanho das roupas gera muita insegurança na hora da compra, principalmente on-line

A inconsistência nos tamanhos das roupas segue absurda, e é cada vez mais comum experimentar peças de diferentes marcas ou até mesmo de diferentes modelos dentro da mesma marca, e encontrar grandes variações. Por exemplo, uma calça tamanho 40 de uma marca pode ser completamente diferente de uma calça do mesmo tamanho de outra marca. Essa falta de padronização transforma a compra em uma loteria.

A compra de roupas on-line, que deveria ser mais prática e fácil, vira um desafio ainda maior devido à falta de padronização. Muitos consumidores evitam comprar roupas pela internet por medo de que as peças não sirvam e pelo transtorno causado pela necessidade de troca ou devolução. Algumas marcas até oferecem calculadora de tamanho e guia de medidas, mas ainda assim não existe garantia de exatidão, o que gera muita insegurança. Por isso tanta gente ainda prefere provar roupas em lojas físicas antes de comprar, principalmente calças jeans.

Padronização é necessária

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui um conjunto de normas para a medição de roupas, mas a aplicação dessas regras ainda é limitada. A implementação de padrões mais rigorosos unida à fiscalização adequada poderiam ajudar a reduzir a diferença de tamanhos e melhorar a experiência de compra para os consumidores. Além disso, a padronização poderia beneficiar o mercado como um todo, diminuindo devoluções e aumentando a satisfação dos clientes.

As marcas de roupas também têm sua parcela de culpa nessa falta de padronização. Falta investir em pesquisas para entender melhor as medidas corporais dos consumidores e utilizar essas informações na produção das roupas. Falta também transparência em relação às medidas reais das peças.

Logo, esse problema será resolvido apenas quando as marcas seguirem as normas padronizadas e houver fiscalização eficiente por parte dos órgãos competentes. Enquanto isso não acontecer, os consumidores continuarão perdidos nessa avalanche de tamanhos, e comprar uma simples camiseta ou vestido vai continuar sendo um tiro no escuro.

Fotos: Freepik

Ana Paula Barcellos

Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate. Me siga no Instagram Me siga no Instagram @experienciasdecabide @yopaulab

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(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

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