Por Ana Paula Barcellos
Já faz um tempo que a sazonalidade deixou de ditar regra e já não existem mais cores para serem usadas exclusivamente no inverno ou no verão. Se antes o rosa era para dias quentes e o cinza para dias frios, agora essas duas cores andam por todas as estações – inclusive juntas, no mesmo look!
Nessa temporada os tons pastéis (ou Candy Colors, cores de doces) aparecem em diversas composições suaves mas também marcantes. Pensando nisso, reuni as que considero as melhores dicas de como criar suas próprias produções interessantes com peças em tons pastéis para usar neste inverno – e, claro, durante o resto do ano também!
Invista em um look com uma única peça em Candy Colors
Com uma blusa, camiseta ou calça você ja tem o suficiente para criar um look básico. Coordene essa peça, que vai ser a protagonista da sua produção, básicas em tons pastel, com outras que também sejam básicas, porém mais neutras, como calça ou saia preta em tecido, um jeans. Fica simples e descolado!
Pastel total
Pra quem ja tem experiência e confiança no pastel (ou esta disposta a se jogar na trend), outra opção é criar um look todinho em pastel. Aí vale partir para a vibe monocromática e vestir o mesmo tom da cabeça aos pés ou ainda misturar peças de tons diferentes: lavanda ou rosa bebê com amarelo, azul céu com verde alecrim ou menta… Vale tambem misturar estampas e texturas com esses tons para deixar a composição ainda mais interessante.
Toque suave
Se você considera os tons pastéis muito claros, delicados ou quer apostar com cautela na tendência, comece pelos acessórios. Acrescente um ou outro toque da paleta no visual: pode ser um lenço, uma bolsa, um colar ou apenas um par de brincos que já vai fazer todas diferença!
Meus tons pastéis preferidos são os azuis e amarelos, que gosto muito de coordenar com jeans ou peças de tecido na cor cinza (principalmente cinza pérola).
Há quem considere os looks monocromáticos em Candy Colors o puro suco da sofisticação, eu já acho arriscado. Com exceção dos vestidos, dependendo de como você veste, pode ficar com cara de sabonete. Algumas produções, dependendo do tecido ou da estampa, também podem ficar muito juvenis. É aquela coisa: depende de como você usa e combina as peças, os tecidos, os acessórios.
Foto principal: Ana Lidia
Ana Paula Barcellos
Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate. Me siga no Instagram Me siga no Instagram @experienciasdecabide e @yopaulab
Leia todas as colunas Em Alta
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.