A 24ª edição do maior evento gastronômico do pais reúne mais de 1.100 estabelecimentos que disputam o voto popular de melhor buteco do Brasil
O Londrinense com assessoria
A maratona para eleger qual o melhor buteco do país tem início nesta sexta-feira (05) em mais de 40 municípios espalhados por todo território nacional. O lema do concurso Comida di Buteco em 2024 é “Somos todos Buteco”, que reforça o desejo da organização de transformar Abril no mês da cultura de buteco no Brasil, celebrando e promovendo a valorização da cozinha de raiz e do buteco.
No Paraná, Curitiba participa do concurso desde 2015, já Londrina e Maringá entraram na disputa no ano passado. Os londrinenses terão que percorrer 14 butecos até 28 de abril para eleger qual o melhor da cidade que depois vai disputar a etapa nacional no mês de maio.
Os estabelecimentos têm que atender os critérios que fizeram do certame em um dos mais concorridos do Brasil: empresa familiar, atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco.
Cada item tem pesos diferenciados na votação do público e dos jurados que visitam os butecos sem serem identificados: o petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado através do investimento de empresas que acreditam nos resultados que o concurso entrega e no poder de transformar vidas desses pequenos negócios.
Caravana da Imprensa conhece concorrentes do Comida di Buteco Londrina
Nesta terça-feira (02), O Londrinense acompanhou a Caravana da Imprensa que foi conferir três butecos que disputam o título na cidade: Lanchonete Carolli, que venceu em 2023 e os estreantes, Zé Benedito Comes e Bebes e Distrito 43 Gastrobar.
O páreo promete ser difícil considerando a mostra dos petiscos e de todo o serviço que os butecos ofereceram para jornalistas e influencers que abriram a votação do concurso na noite de ontem.
Os pratos que concorrem neste ano têm valor fixo de R$ 35.
Veja abaixo os bares e petiscos londrinenses que neste ano estão participam do Comida di Buteco:
1 – Assada e Cia (Rua Visconde de Mauá, 168 – Sala 06 – Mercado Shangri-Lá)
Porção Mix da Casa – porção com os tradicionais salgados servidos na casa, com 3 mini bolinhos de carne, 3 mini risolis de camarão e 2 mini coxinhas de mandioca de frango.
2 – Bar Brasil (Rua Prefeito Hugo Cabral, 757 – Centro)
Linguiça de pernil e mandioca na manteiga desidratada – linguiça de pernil acebolada acompanhada de mandioca com manteiga desidratada, bacon e alho poró.
3 – Bar da Praça (Rua Deputado Fernando Ferrari, 963 – Campo Belo)
Bolinho de aipim com carne seca – bolinho de aipim (massa de mandioca) com carne seca, especiarias e requeijão.
4 – Barile Bar (Rua Paranaguá, 1146 – Salas 2 E 3 – Centro)
Bolovinho – salgado feito com carne moída temperada, recheado com ovo de codorna. Acompanha geleia de tomate e molho de pimenta da casa.
5 – Carlão Bar Restaurante e Espetaria (Avenida Rio Branco, 777 – Jardim Tatiani)
Panceta rocambole à pururuca – panceta à pururuca acompanhada de mandioca cozida com azeite, salada e farofa da casa.
6 – Chik Grill Petiscaria (Avenida Saul Elkind, 1513 – Conjunto Habitacional Violim)
Bolinho de costela – bolinho de costela com massa de mandioca acompanhado de baconese da casa.
7 – Confraria 115 (Rua Guararapes, 111 – Jardim Higienópolis)
Macarrão a milanesa – macarrão com molho bechamel recheado com presunto e queijo, empanado e frito servido com mussarela gratinada e molho bolonhesa.
8 – Croque do Baca (Rua Deputado Nilson Ribas, 284 – Jardim Bancários)
Torpedos do Croque – mini pizzeta feita de massa de pão ázimo recheada
9 – Distrito 43 Gastrobar (Avenida Garibaldi Deliberador, 800 – Parque Residencial Alcântara)
Croqueta de carne de panela – croqueta de carne de panela na cerveja preta com recheio de queijo provolone, acompanhado de molho de pimenta da casa e aioli.
10 – Kato’s Salgados (Rua Deputado Fernando Ferrari, 916 – Campo Belo)
Bolinho de carne – tradicional bolinho de carne moída, acompanha vinagrete.
11 – Lanchonete Carolli (Rua Arcindo Sardo, 197 – Jardim das Américas)
Coração de Mãe – salgado feito com massa de linguiça toscana recheado com purê de abóbora cabotiá empanado e frito, acompanha patê de pimenta.
12 – Mi Casa Barbearia e Bar (Rua Paraíba, 191 – Jardim Higienópolis)
Bolinho de jacalhau – bolinho feito com algas e jaca, crocante por fora e macio por dentro, acompanhado de molho tártaro vegano.
13 – Torresmeria (Rua Fernando de Noronha, 725 – Loja B)
Bolorresmo – torresmo de rolo em camadas com geleia de abacaxi, catupiry, provolone, muçarela, cheddar e bacon. Acompanha molhos de abacaxi com pimenta, maionese de bacon e mostarda e mel.
14 – Zé Benedito Comes e Bebes (Rua Professor Samuel Moura, 555 – Vila Judith)
Bolinho de mandioca com gorgonzola e porco – bolinho de mandioca frito recheado com porco (pernil) e queijo gorgonzola, acompanhado de geleias de abacaxi e pimenta biquinho.
Leia mais o Comida di Buteco aqui
Foto Caravana: Guilherme Marconi