Cine Cequinha e Abdusom realizam sessão de cinema e live sessions, última apresentação do ano do projeto “Passeando por Londrina”
O LONDRINE̅NSE com assessoria
Nesta segunda-feira (25), às 19h30, na Concha Acústica de Londrina, o projeto “Cine Cequinha Itinerante: Passeando por Londrina”, em parceria com o Abdusom, farão a exibição de seis episódios da “Live Sessions Abdusom”, gravados entre 2020 e 2024. Em seguida, será exibido o filme “Solange” (2023), com direção de Nathália Tereza e Tomás Osten. Após a exibição do longa, haverá um bate-papo sobre a obra.
O Abdusom é um projeto londrinense de live sessions que se iniciou em 2019. O intuito é gravar shows musicais, de artistas autorais, principalmente de Londrina e região, na perspectiva de proporcionar um material audiovisual de qualidade para músicos que não possuam ou possuam pouca mídia neste formato. Os seis episódios escolhidos para exibição são dos artistas Lumanzin (10 min), Pedro José (13 min), Amanda More (7 min), Porfírio (10 min), Pisada (10 min) e Taari e Onírica (12 min).
O longa-metragem exibido após a live session será “Solange”, gravado em Curitiba. Estrelado pela atriz Cássia Damasceno, o filme circulou o Brasil em vários festivais e mostras de cinema. Na trama, Solange retorna à sua cidade natal após cinco anos e quer de volta os objetos que deixou com amigos ao decidir se mudar repentinamente. Ao longo de quatro dias, a protagonista precisa encarar amizades desgastadas e tudo o que ela perdeu ou deixou passar na vida das pessoas que um dia amou. Oscilando entre a saudade de cada um com quem conviveu, ao mesmo tempo em que nega todas essas relações, Solange tenta manter-se firme na persona que ela construiu para si mesma.
Esta é a 14º sessão do projeto “Cine Cequinha Itinerante: Passeando por Londrina”, e marca o encerramento do ciclo de exibições que foram realizadas de março até novembro, trazendo temáticas que resgatam a memória do que já passou pelo Cine Cequinha. São elas: Cinema Negro, Cinema Periférico, Mulheres no Cinema Nacional, Documentários, LGBTQIAP+ no Cinema, Bem-Vindo ao Meu Delírio, Animações e Produções de Londrina e Região.
O projeto conta com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, e foi levado a diversos espaços parceiros, além de realizar sessões em praças e espaços públicos de várias regiões da cidade. O objetivo é expandir e democratizar o acesso às produções cinematográficas nacionais e regionais e oportunizar o contato do público com filmes que estão fora do circuito comercial de exibição. Dessa forma, é trabalhada a formação de público e a fruição artística, através da promoção de sessões abertas e gratuitas seguidas de debates.
O Cine Cequinha atua de forma independente na cidade, com sessões gratuitas de cinema e prosa, há mais de 10 anos. Inicialmente promovendo sessões dentro do campus da Universidade Estadual de Londrina, atualmente o Cine Cequinha é composto por seis mulheres e mantém atividades de forma itinerante, em parceria com vilas e espaços culturais, coletivos e associações, entre outros locais.
Quem deseja ficar por dentro das atividades do coletivo pode seguir o perfil de Instagram @cinecequinha e participar do grupo informativo no WhatsApp, clicando no link da bio da página.
Foto principal: Filme Solange/Divulgação