Por que você merece ser eleito?

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Por Marcelo Fabrão

Por que você merece ser eleito? Eis aí uma pergunta que tem deixado muitos candidatos, no mínimo, um tanto desconfortáveis.

É difícil fazê-los entender que não basta achar que é a melhor opção, tem que provar que é. A concepção até parece fácil, e deveria, mas a verdade é que não é.

Em eleições cada vez mais complexas, os eleitores buscam candidatos, políticos ou líderes que não apenas discursam, mas que também inspirem confiança. Até porque vai chegar a hora em que o cidadão fará algumas perguntas para si mesmo: quem são os candidatos em potencial? O que os diferenciam?

Todos nós, em ano eleitoral, sabemos o quanto é importante escolher bem em quem pretendemos confiar nosso voto, afinal, são eles os principais responsáveis pelo futuro da nossa cidade nos próximos anos, não é mesmo?

Neste artigo, e de forma muito simples, abordarei o que candidatos precisam fazer para gerar interesse da população.

O que fazer para você ser o queridinho do eleitor, ou algo próximo disso?

Confiança

Um candidato(a) precisa ter um compromisso inabalável com a integridade. Esse é o primeiro passo na construção da confiança.

O candidato que inspira confiança não ignora os problemas da cidade e não promete caminhos fáceis. Ele afirma que enfrentará os desafios com coragem e planejamento.

Ele não busca votos, ele busca a confiança do eleitor nesses tempos incertos, sacou?

Empatia

O candidato não fala, não discursa, ele se conecta.

Ele compartilha suas histórias, se solidariza pelas lutas da população e conversa de forma empática com seu público.

O eleitor busca por alguém que sabe, exatamente, quais são as suas dores e necessidades e que está ali para mostrar o caminho das pedras.

Essa experiência, alinhada com empatia, faz toda a diferença.

Visão inspiradora

O candidato pinta um quadro vívido do futuro.

Ele não apenas promete, ele inspira. As pessoas querem quem mostra o caminho para a mudança que ela deseja para sua cidade, seu bairro, sua comunidade.

Político bom é sensato. Ele conhece muito bem onde atua.

Compromisso com valores

A população não gosta de aventureiros. Ela se conecta com quem pensa como ela pensa. Que fala o que ela gostaria de falar.

O eleitor vota em quem tem os mesmos valores que ele tem. Se não bastasse, as pessoas estão mais preocupadas com coisas que as influenciam diretamente, do que com informações sobre algum político. Ou seja, em época de grande polarização, eleitores podem pautar sua escolha nos valores e não nas propostas.

Atualizado

Políticos eficientes procuram sempre estar atualizados. Eles sabem da importância que a modernidade traz e que elas influenciam diretamente no resultado de seus trabalhos.

Mais do que manter-se atualizado, a população quer ver sua cidade moderna, acessível, tecnológica, inclusiva.

Ninguém vota pensando em andar pra trás.

Porém, há situações que podem minar toda a confiança desse eleitor no candidato.

Falta de transparência

Se o candidato não for transparente sobre suas intenções, histórico ou planos, as pessoas podem desconfiar.

Histórico questionável

Ter um histórico controverso, como escândalos ou decisões questionáveis, podem minar a credibilidade do candidato com o eleitor.

Lembre-se, a reputação do candidato é a sua marca.

Promessas vagas

Promessas vagas ou impossíveis de cumprir também dificultam para o eleitor acreditar que será possível ou viável aquela proposta ou projeto.

Falta de empatia

Se empatia é uma arma positiva para o candidato, a falta dela pode contribuir para uma derrota acachapante. O candidato que não demonstrar empatia pelas necessidades da população já era.

Mudanças de posicionamento

Candidatos que mudam frequentemente de opinião ou posição política também geram desconfiança nas pessoas. Todos nós amamos a autenticidade.

Para ser eleito

À medida em que as urnas se aproximam, os eleitores enfrentam um dilema: em quem devo votar?

Posicione sua marca alinhada com sua história, seus valores e seu propósito. Isso gera confiança na sua marca política e é o que o eleitor procura.

Lembre-se, eles não estão votando em um nome qualquer. Eles estão depositando sua confiança em você.

Sobre mim

Para ser eleito, o candidato precisa posicionar sua marca alinhada com sua história, seus valores e seu propósito. Isso gera confiança na  marca política e é o que o eleitor procura.

Meu nome é Marcelo Fabrão. Sou marqueteiro político há 16 anos. Casado, pai de dois meninos lindos, Filipe Lucas e David Luiz. Amo filmes, séries, rock, fotografias, bateria e Muay Thai. Em 2020, no meio daquela pandemia infernal, percebi a importância do branding na estratégia de comunicação eleitoral e me tornei um estrategista de marcas com o propósito de ajudar políticos a se transformarem em marcas sinceras e atuais. Além de consultor de Marketing Político e Branding, sou diretor de um Instituto de pesquisa e da agência Fabbron. Me siga no Instagram @marcelorfabrao e no Linkedin 

Leia mais coluna sobre Marketing Político

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

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