Skip to content

Bibliocircuito homenageia Clarice Lispector em maio

Projeto abre inscrições para oficinas multiartísticas, preparatórias para a ocupação da Biblioteca Pública de Londrina. Inscrições são gratuitas

O LONDRINENSE com assessoria

Em maio, a Biblioteca Pública de Londrina vai ser ocupada por uma celebração à vida e obra de Clarice Lispector, uma das mais revolucionárias escritoras da literatura brasileira. Serão três dias, de 16 a 18 de maio, com uma mostra de palestras, debates, exposições, apresentações artísticas, dentre outras atividades em torno do livro e da leitura. Esta é a nova edição do Bibliocircuito, que traz o tema “Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector”, e tem como curadores os professores Renato Forin Jr., Sueli Bortolin e Suely Leite.

O projeto Bibliocircuito vai reunir especialistas e artistas que exploraram o universo da escritora Clarice Lispector, numa programação multiartística gratuita

O evento vai reunir especialistas e artistas que exploraram o universo da escritora, numa programação multiartística totalmente gratuita, que integrará pesquisadores, artistas, arte-educadores, estudantes e demais interessados. Em breve, a organização do Bibliocircuito divulgará os convidados da mostra e a programação completa.

Uma das ações do projeto são as oficinas preparatórias para uma ocupação da Biblioteca Pública de Londrina durante os dias da mostra. O projeto abriu inscrições para cinco atividades de criação e releitura da obra de Clarice Lispector, em oficinas que resultarão num encontro artístico no prédio histórico da Biblioteca no centro da cidade.

LEIA TAMBÉM

Para este trabalho, foram convidados 10 profissionais de diferentes linguagens artísticas a serem desenvolvidas com os alunos participantes das oficinas, que acontecerão na sede da Biblioteca Pública e nos ramais das regiões Norte e Sul.

Nos dias 7 e 8 de maio, a escritora Layse Barnabé de Moraes e a designer e artista visual Karina Rampazzo realizam a oficina de literatura e artes gráficas “A Cidade Sitiada”. A bibliotecária e professora Sueli Bortolin e a escritora Samantha Abreu vão trabalhar a mediação de leitura na oficina “Eu Quero Ser o Outro”, no dia 8 de maio. A artista visual Daniele Stegmann e o grafiteiro Napa se encontram na oficina “Escolher a Própria Máscara”, dias 9 e 10. “Restos de Carnaval” é a atividade que a artista da cena Carin Louro e o cantor e compositor Paulo Vitor Poloni desenvolvem nos dias 13, 14 e 15 para elaborar junto aos participantes uma performance cênico-musical que será apresentada na ocupação. A oficina que encerra esta programação preparatória é a de poesia falada “O Direito ao Grito”, com Luli Mc e a poeta e pesquisadora Érica Paiva Rosa, nos dias 16 e 17 de maio.

Informações completas sobre as oficinas e formulário on-line de inscrição estão disponíveis no link  ou pelas redes sociais do projeto Bibliocircuito https://www.facebook.com/bibliocircuito ou @bibliocircuito.londrina (Instagram). As inscrições podem ser feitas gratuitamente até a véspera de cada oficina.

O Bibliocircuito

O projeto “Bibliocircuito 24 – Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector” é uma ação cultural estratégica que objetiva difundir a literatura e a prática da leitura, contribuir para a formação de um público leitor e aproximar a comunidade do universo do livro, por meio de uma série de debates públicos, oficinas de criação em linguagens diversas e eventos artísticos.

Realizado este ano pelo Instituto Cidadania junto à Biblioteca Pública de Londrina, com o patrocínio da Prefeitura de Londrina/Promic, o Bibliocircuito está em sua segunda edição. A escolha de Clarice Lispector se deve pela atração renovada que a autora exerce sobre os leitores, pela qualidade consagrada e pela amplitude criativa de sua obra, que vai da produção para jornal à ficção das mais inovadoras da nossa literatura, da crônica, passando pelos contos, ao romance, da literatura infantil à adulta.

Oficinas

A CIDADE SITIADA – Oficina de Literatura e Artes Gráficas
Com Layse Barnabé de Moraes e Karina Rampazzo
Dias 7 e 8 de maio (das 8 às 12 horas)
Local: Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi (Av. Saul Elkind, 790 – Região Norte)
Esta atividade objetiva fazer a seleção de frases de Clarice Lispector e, a partir de suas inspirações, produzir literatura em formas breves para a confecção de cartazes, bandeiras, flâmulas ou material em outro suporte, que serão fixados na Biblioteca e em vários espaços de Londrina.

EU QUERO SER O OUTRO – Oficina com inspirações literárias, para sensibilização de mediadores de leitura
Com Sueli Bortolin e Samantha Abreu
Dia 8 de maio (das 8 às 12 e das 14 às 18 horas)
Local: Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413)
Voltada especialmente a professores da Rede Pública, multiplicadores, mediadores de leitura, esta oficina vai apresentar características dos romances e contos de Clarice Lispector, bem como outros temas transversais, e também vai buscar junto aos participantes estratégias e métodos de multiplicação dessas “contaminações poéticas” entre possíveis leitores. Dentre os participantes sairão contadores de histórias para um trabalho a ser realizado com crianças na Biblioteca Infantil.

ESCOLHER A PRÓPRIA MÁSCARA – Oficina de Artes Plásticas e Visuais
Com Daniele Stegmann e Eduardo Diniz (Napa)
Dias 9 e 10 de maio (das 13 às 17 horas)
Local: Biblioteca Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260 – Região Sul).
Esta oficina nasce com o objetivo de explorar a visualidade em Clarice Lispector. Será direcionada a estudantes de artes plásticas, grafiteiros, chargistas, gravuristas, pintores e demais interessados para a produção de retratos de Clarice Lispector, com técnicas e suportes variados. O resultado será exibido em exposição na Biblioteca.

RESTOS DE CARNAVAL – Oficina de Música e Artes da Cena
Com Carin Louro e Paulo Vitor Poloni
Dias 13, 14 e 15 de maio (das 19 às 21h30)
Local: Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413)
Aberta a iniciantes e interessados em artes da cena, assim como para atores, dançarinos, performers, cantores e músicos, esta oficina vai trabalhar a seleção e ensaio de repertório para um sarau – baseado de modo livre na obra de Clarice Lispector e a ser apresentado durante a ocupação, nas sacadas e espaços da Biblioteca Pública Municipal.    

O DIREITO AO GRITO – Oficina de poesia falada/slam
Com Luli Mc e Érica Paiva Rosa
Dias 16 e 17 de maio (das 8 às 12 horas)
Local: Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi (Av. Saul Elkind, 790 –  Região Norte)
Nesta atividade, serão realizadas leituras e discussão de textos com temáticas sociais da escritora Clarice Lispector em diálogo com a poética oral dos slams (campeonatos de poesia falada). A partir das discussões, temas e estilos de escrita, serão desenvolvidos exercícios de escrita criativa como um “direito ao grito”, conversando com as produções de Clarice e atualizando seus temas para o Brasil contemporâneo. O resultado também será apresentado em sarau durante a ocupação da Biblioteca.

Serviço:

PROJETO BIBLIOCIRCUITO 24 – PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM DE CLARICE LISPECTOR

Informações e inscrições GRATUITAS para oficinas

Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal de Cultura / PROMIC / Londrina 90 Anos

Apoio: Biblioteca Pública de Londrina

Realização: Instituto Cidadania

Foto: Reprodução da Internet

LEIA TAMBÉM – Um desabafo sobre ser artista

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.