Por Ângela Diana
Um desabafo.
Sim! SOU artista…. Não ESTOU artista! E tomo a liberdade de representar toda a minha classe de artistas na coluna de hoje…
Estou fazendo uma RIFA (significado disso: “pelamordedeus, preciso de dinheiro porque esse país é uma merda e meu currículo de 38 anos de experiência não me serve nem para limpar o chão!).
“Ai! Coitadinha, vou comprar pra dar uma força”! Por favor, se o pensamento é esse, NÃO COMPRE MESMO!
LEIA TAMBÉM
Sabem, peguei uma jaqueta – que alguém vendeu num brechó -, lavei, limpei as energias com anil, refiz cada pedacinho dela usando técnicas milenares, comprei material de outras pessoas (dando força também ao nosso comércio, que é obrigado a pagar imposto para essa porcaria de prefeitura), fiquei horas trabalhando nela! E estou “rifando”! Pombas! (Calma, não estou “rifando” as pombas da cidade, ainda!)
Aliás, veja como participar da rifa desta jaqueta exclusiva aqui, pelo Facebook.
Se você não entendeu o que estou falando, explico: É uma vergonha precisar rifar uma peça única porque aqui, nesta cidade, TODO MUNDO que é criativo, que são artistas ou são considerados vagabundos ou NÃO PODEM USAR SEUS CURRÍCULOS DE ANOS DE TRABALHO POR FALTA DE UMA MERDA DE PEDAÇO DE PAPEL QUE DIZ : ELA PODE FAZER O QUE Já FAZ HÁ ANOS!
É, eu fui obrigada a voltar pra faculdade e devo terminar dessa vez!
A “caixinha” dessa sociedade maldita me pegou! Mas, acreditem! Vou continuar usando isso para lutar pelos direitos dos artistas!
Posto isso, me disseram que eu sou desorganizada com minhas contas! Será que é TÃO DIFICIL para as pessoas que estão em trabalhos públicos ou tem carteira assinada saberem que aqui, a gente que é o tal PROFISSIONAL LIBERAL ganha num dia, para comer no outro?
Ah! E ser EMPREENDEDOR! KKKKKKKKKKKKKK!
O Brasil ODEIA empreendedores! O governo é um grande cabide, aliás closet de empregos! Quer viver bem aqui?
Faça concursos para qualquer área do governo, faça seus cursos, ganhe seu salário, cale a boca para não perder seu emprego, se aposente!
(PELAMORDEDEUS! EU NÃO ESTOU FALANDO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE REALMENTE TRABALHAM PARA A COMUNIDADE!)
E mais desabafo
“Ângela, mas tem o MEI! Eles incentivam os pequenos empreendedores, tem até linha de crédito!” KKKKKKKKKKK
Sério, gente? Você está com seu nome limpo? Você acha que a maioria dos brasileiros que se fode pegando ônibus cheio, pagando boletos, tentando comer, comprando remédios, estão com o nome “limpo”?
“DESENROLA BRASIL”? OOOO, POVO! Bancos, financeiras, grupos de telefonia, agências de empréstimo, prefeitura e outros que tais, vocês não tem VERGONHA NA CARA, NÃO?
Só os juros que todo o brasileiro honesto paga ou tenta pagar, já pagou a dívida pelo menos umas três vezes!
Outros que precisam TOMAR VERGONHA NA CARA (há exceções, ok?) são os ECONOMISTAS que vão na TV e querem ensinar um brasileiro, que ganha miséria (quando ganha!) de um salário minúsculo (mínimo é só um nome bonito!) e fala como “guardar dinheiro”, cara! Vocês tomam remédios? Vão no mercado? Ah, tenha dó!
Artistas! Faço rifa, leilão, tento vender roupa em brechó, empresto dos amigos (e pago), vendo o que der na casa, procuro emprego que aceite meu currículo (nunca dá certo), TUDO para continuar meu trabalho e para sobreviver…. Humilhação? Artista come isso com farinha todo dia!
Não precisa ter dó de mim, não. Eu escolhi e fui escolhida pela arte e sou uma pessoa feliz!
Mas, se como artista, eu não falar do que é injusto, porcaria e não colocar a boca no “trombone” sim, para que ser artista? E para quem é arrogante e bate no peito falando “EU TRABALHO”, MUDA DE LUGAR COMIGO OU COM QUALQUER OUTRO ARTISTA, de qualquer área que, como eu, batalha desde os 15 anos e depois a gente conversa!
Ah! Uma dica IMPORTANTÍSSIMA: Se você não quer ou não entende o que é essa PROFISSÃO, no Brasil cheinho de gente corrupta e folgada, não dê palpites de como gerir nosso dinheiro….
Nós não temos dinheiro para gerir, investir, trabalhar em paz!
Nós, artistas, temos apenas FÉ!
E café, com bastante açúcar, para engolir com mais suavidade as merdas que a gente escuta todos os dias!
Pax vobiscum para quem vive e trabalha pela paz. Para os outros que vão todos pra Plutão!
Ângela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte
Leia todas as colunas de Arte
Fotos: Acervo pessoal
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.