Importância de um contador eleitoral no início de campanha política

2386

Por Emerson Silva

O pré-candidato precisa ter um contador eleitoral ao seu lado. Ter um profissional contábil sempre atualizado com os devidos conhecimentos técnicos e práticos do movimento eleitoral em cada eleição traz um alívio e uma segurança extra porque a jornada do início da campanha até a nomeação é árdua.

LEIA TAMBÉM

Por isso o pré-candidato que queira realmente entrar na politica precisa ter uma coisa muito bem definida logo no início: Contador.

Porque tão cedo assim? Estou queimando a largada? Estou sendo precipitado? De forma alguma.

Vivemos num país em que a legislação muda a todo instante e que um procedimento feito da forma antiga da lei pode trazer consequências devastadoras e até irreversíveis para o candidato.

Vários pontos precisam ser vistos com atenção. O pré-candidato precisa ser orientado sobre os mais importantes da legislação. Exemplo disso foi a janela partidária, encerrada na última sexta-feira (5), momento em que os interessados em participar das próximas eleições precisaram se movimentar e buscar filiação partidária. Parece simples, mas já aconteceu de alguns perderem esse prazo.

Logo começa o período de financiamento coletivo, onde os pré-candidatos podem começar a arrecadação prévia (vaquinha virtual). E existem regras e formas específicas para usufruir dessa modalidade,  inclusive  regras do imposto de renda para utilizar em campanha.

Além disso, algumas resoluções que foram alteradas pelo Tribunal Superior Eleitoral já pra as eleições de 2024 e é de suma importância que o pré-candidato seja muito bem orientado pelo contador, sobre essas mudanças e o que isso impacta na sua corrida a nomeação.

Contador: orientações sobre todos os gastos

Até sobre o uso das redes sociais existe pontos que necessitam serem analisados, além de  limitações  assim como prazos para isso.

Sem contar que temos tópicos sobre os limites de gastos; utilização dos veículos de comunicação; impulsionamentos; contratação de pessoal; motoristas; comitê do candidato; contratação de cabos eleitorais; alimentação e transporte dos cabos eleitorais, FEFC, Fundo Partidário, equipe de marketing e publicidade, estrategista político, gráfica, CNPJ do candidato, doações e informações patrimoniais. Um contador especializado em legislação eleitoral pode esclarecer sobre todas essas modalidades que  precisam estar bem alinhadas a legislação.

A comunicação entre contador e o pré-candidato  – e, depois, quando for efetivado como CANDIDATO – precisa ser bem definida.

A palavra de ordem para início de pré-campanha eleitoral é PLANEJAMENTO. Por isso o interessado em ser eleito precisa começar bem antes para ter êxito na sua jornada eleitoral.

Emerson da Silva Lima

O pré-candidato deve buscar, o quanto antes, a ajuda de um contador eleitoral. Porque existem vários pontos, na legislação, que ele precisa ser orientado desde já.

Formado em Ciências Contábeis, especialista em Departamento de Pessoal, Desoneração da folha de pagamento, Departamento fiscal e Analista tributário avançado (em andamento). Contato (43)9838-7445.
E-mail: emersonlimalima@hotmail.com . Me siga no Instagram @emersoncontadoroficial

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

LEIA TAMBÉM – Seguro de responsabilidade civil deveria ser obrigatório como o IPVA do carro

Compartilhe:

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress