Skip to content

Semana do Café no Museu Histórico tem programação variada

Show de violas, atividades artística, degustação, oficinas e muito mais estarão abertos ao público a partir de sexta-feira

Agência UEL com Equipe O LONDRINENSE

O Museu Histórico de Londrina/UEL abre, na próxima sexta-feira (24), a Semana do Café 2019 com uma programação variada para comemorar o Dia Nacional do Café. Serão diversas opções de apresentações culturais, oficinas gastronômicas e produtos artesanais (entrada gratuita), que serão realizadas até domingo (26). A Semana tem como objetivo resgatar a cultura cafeeira, sempre presente em Londrina e região, pois faz parte das memórias da cidade que já foi considerada a Capital Mundial do Café, resultado da intensa produção do grão até 1975.

Serão três dias de evento em que visitantes apreciarão vivências sobre a cultura do café, além de opções de apresentações artísticas e mostra de produtos alimentícios locais. Vale lembrar que para assistir à apresentação musical da Cia Ouro Verde de Viola Caipira, marcada para sábado (25), às 19h30, o ingresso (opcional) é um pacote de fraldas geriátricas.

Um dos destaques da programação é a Oficina de Extração “Expresso Perfeito”, realizada na sexta-feira (24) e no sábado (25), para pessoas com Síndrome de Down, deficiências visuais e auditivas e alunos do Ensino Médio da Rede Pública.

Traga sua xícara! – Assim como em outras edições, a Semana do Café 2019 investe na campanha “Traga sua xícara e ganhe desconto no café”. O intuito é fazer com que os visitantes tragam os próprios recipientes para as degustações, prezando pela diminuição dos materiais não-biodegradáveis.

A Semana do Café, promovida todos os anos, também foca em atividades desenvolvidas pelos empreendedores do norte do Paraná. Eles fazem parte do projeto turístico Rota do Café. Segundo a atual presidente da Associação Rota do Café, Cornélia Gamerschlag, a comemoração mostra a importância histórica do café no contexto regional. “É um privilégio podermos sediar o evento no Museu Histórico de Londrina. O Museu já tem uma exposição permanente que nos remete muito à cultura do café, então nada melhor do que fazermos esse evento ao lado da história que basicamente formou a cidade”, diz

Ela faz uma avaliação positiva das edições anteriores, uma vez que trouxeram contribuições significativas para o município. A Semana do Café, segundo ela, também é importante na difusão da Rota do Café junto à população da região. “Ainda somos os atores principais da Semana do Café, mas talvez futuramente cada escola ou instituição que tenha algo relacionado ao café assuma uma parte durante a programação. Seria muito interessante, pois a comemoração aconteceria na cidade toda”, finaliza.

Trajetória – Comemoração – A Semana do Café foi criada pelo SEBRAE em 2012 para impulsionar o Projeto Rota do Café e, a partir de 2016, passou a ser realizada pela Associação Rota do Café em parceria do Museu Histórico de Londrina.

O evento começou a fazer parte das comemorações oficiais do município por meio do Projeto de Lei n° 268/2017, de autoria de Felipe Prochet em conjunto com a Associação Rota do Café, aprovado ano passado. 

Entre as ações previstas em lei para as comemorações da Semana do Café estão a realização de atividades artísticas que destaquem a cultura do café, palestras e debates com profissionais da área e realização de visitas junto às propriedades rurais, empreendimentos ligados a cafeterias e órgãos públicos municipais e estaduais que resgatem a história do café em Londrina.

Confira a programação completa:

24/05 sexta-feira

10h – apresentação do coro Tempos Dourados da UEL

10h – oficina de extração “Espresso Perfeito” para alunos de inclusão com alunos do ensino médio de escolas públicas

13h30 – oficina de extração “Espresso Perfeito” para alunos de inclusão com alunos do ensino médio de escolas públicas

14h – 18h– oficina de cartões postais com café por Viviane Feitosa (crianças e pais)

Vitrine: 10h – 17h00 – vendas de produtos de associados e parceiros convidados

Espaço Vivências: – 10h- 17h – experiências sensoriais e abanação de café

19h30 – Abertura oficial da Semana do Café com apresentação musical da Orquestra de Viola Caipira São Vicente Sávio com intérprete de libras

25/05 sábado

10h00 – oficina de extração “Espresso Perfeito” para alunos de inclusão com alunos do ensino médio de escolas públicas

14h00 – Varanda dos Sabores oficina gastronômica com café:  Escola de Gastronomia Menu, Chef Ana Paula Lopes (salgado)

15h – torra de café

15h30 – oficina de extração “Espresso Perfeito” para alunos de inclusão com alunos do ensino médio de escolas públicas

16h00 – contação de história “No Pé de Café” com tradução em libras e escrita em braile com grãos de café por Valéria Pellicano

Vitrine:  10h – 18h vendas de produtos de associados e parceiros convidados

Espaço Vivências: – 10h- 17h – experiências sensoriais e abanação de café

19h30 – Apresentação musical Cia Ouro Verde de Viola Caipira

INGRESSO: 1 pacote de fraldas geriátricas

26/05 domingo

10h – documentário “Ouro Verde” de Fábio Cavazotti e apresentação musical

11h – torra de café

14h – Varanda dos Sabores oficina gastronômica com café:  Senac, chef Marcelo Furuti (salgado)

15h – Contação de história “Tarsila do Amaral e o Café” por Lilian Kleder S. Alexandreli Tesone para adultos e crianças

15h – torra de café

16h –  Varanda dos Sabores oficina gastronômica com café: Unifil, chef Claudia Oliveira (doce)

Vitrine: 10h – 17h – vendas de produtos de associados e parceiros convidados

Espaço Vivências: – 10h – 17h –   experiências sensoriais e abanação de café

17h – Encerramento com distribuição de mudas de café.

Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900 (Centro)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.