Por Telma Elorza
“Tia Telma, preciso da sua ajuda. Tenho 23 anos e sofro com ejaculação precoce. Minhas relações não duram nem dois minutos. Já tentei de tudo, inclusive pensar em outras coisas quando sinto que vou gozar. Mas não adianta. Será que tem algum remédio seguro para isso? Ouvi dizer que o Viagra pode ajudar. É verdade?”
Bom, antes de tudo, quero dar os parabéns para o leitor que reconhece que tem um problema. E um puxão de orelhas também. Onde já se viu vir pedir indicações de medicamentos para mim, uma leiga total? Mesmo que eu soubesse de algum, nunca iria recomendar. Não sou irresponsável.
Antes de partir para remédios milagreiros, é preciso identificar as causas do problema.
A ejaculação precoce é algo bem comum, embora poucos homens busquem ajuda sem pressão da parceria. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 1 a cada 3 homens tem problemas com ejaculação precoce, no Brasil. Nos jovens, a ansiedade, a inexperiência e o alto grau de excitação sexual podem levar a ela. Nesses casos, passa com o tempo e experiência. No entanto, se a situação se perpetua, é interessante buscar ajuda de especialistas porque podem ter outras causas – físicas e psicológicas.
A Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM) define o quadro como ejaculação precoce quando:
- Ocorre em um curto tempo entre a penetração e a ejaculação, durante a relação sexual;
- O homem não consegue ter controle sobre a ejaculação;
- A experiência deixa o homem angustiado.
Mesmo sendo comum e afetando homens de todas as idades, a maioria não procura médicos para realmente tratá-la, querendo soluções rápidas como anéis penianos, camisinhas especiais e, claro, os remédios vendidos livremente por aí.
Mas o melhor é resolver o problema de vez. Portanto, marque uma consulta com um médico urologista. Só com uma investigação clínica completa é possível determinar o tratamento mais eficaz. Inclusive medicamentos mais indicados.
Quem é Telma Elorza, a Tia Telma
Jornalista, divorciada, xereta por natureza e que sempre se interessou muito por sexo. Com a vida, aprendeu várias coisas, mas a principal é que sexo é uma coisa natural e deve ser sempre prazeroso.