Dúvidas simples, respostas curtas

TIATELMA (2)

Por Telma Elorza

Eu recebo muitos e-mails com dúvidas sobre sexo. Algumas, no entanto, são tão simples (me espanta, em alguns casos, a pessoa ter dúvidas do tipo), que não valem elaborar uma coluna inteira sobre o assunto. Assim, reuni aqui algumas delas para responder de forma objetiva e rápida. “Ah, tia Telma, mas você vai perder tempo com bobagens?”. Não são bobagens. São dúvidas reais que merecem ser esclarecidas. Elas, inclusive, me confirmam a necessidade de uma educação sexual para os adolescentes. Porque têm coisas que deveriam ser aprendidas na escola (ou numa família de mente aberta, que realmente se proponha a educar bem seus filhos) e não ser “carregadas” ao longo da vida, causando prejuízos emocionais e sexuais a adultos.

Bom, feita a introdução, vamos lá.

Dúvidas

“As mulheres esperam o homem que comecem uma relação com o pênis já rijo ou ao longo da transa mostre seu potencial. Qual o ideal?”

Amigo, tudo vai depender da situação em que o casal está. Se já estão se pegando, dando uns amassos quentes, o ideal é que o cara enrijeça logo de cara. Mas se estão numa situação de carinho, tipo conversando na cama, por exemplo, e passam para uma sessão de beijos e carícias que vão esquentando, nada contra ele ir endurecendo aos poucos. Isso, inclusive, pode dar mais tempo para fazer carícias na companheira, levando-a a uma boa lubrificação. O importante é estar pronto para ação quando for o caso.

“Posso transar menstruada? Meu namorado quer, mas acho nojento. Faz mal?”

Olha, fisiologicamente não há problema algum. Poderia transar menstruada tranquilamente que mal não vai haver. Algumas mulheres sentem até mais tesão nesta época e algumas até gostam de aproveitar a época por menos risco de gravidez (mas, para isso, é preciso ter uma menstruação bem regulada, senão corre riscos também). No entanto, o que eu acho é que você não deve transar durante a menstruação se a deixa desconfortável. Os dois devem querer, não apenas ele, entendeu?

“Tenho 15 anos e sou virgem. Todas minhas amigas, da mesma idade, já transaram. Existe idade ideal para fazer sexo?”

Amiguinha, deixa eu contar uma coisa: não é porque todas suas amigas já tiveram relações sexuais que você deve ter também. Não existe idade ideal para começar. O que DEVE existir é maturidade emocional. Você deve estar consciente de querer fazer com alguém que você goste, ter conhecimento de métodos contraceptivos como a camisinha para não ter uma gravidez indejadas e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e se sentir madura suficiente para isso. Fazer sexo porque todos estão fazendo não é um bom motivo. Melhor esperar até você sentir a vontade verdadeira, quando conhecer alguém legal e até estar pronta para exigir o uso de camisinha, ok?

“Meu namorado ‘morre’ para o mundo depois do sexo. É normal?”

Se você está dizendo que ele dorme profundamente depois da relação, sim. É normal homens sentirem sonolência e fadiga depois de uma boa sessão de sexo. O esforço físico, combinado com o relaxamento que vem junto com o orgasmo, faz com que o homem fique “derrubado”, no que é chamado de “período refratário”, quando o corpo dele precisa de um tempo para se recuperar e estar pronto para uma nova ereção. A duração desse período (de minutos a horas) vai depender de vários fatores, como idade, saúde em geral, remédios que toma, etc. Nós, mulheres, não temos essa necessidade, porque temos a vantagem de orgasmos múltiplos, terminou um já estamos prontas para outro. E às vezes ficamos irritadas porque eles não nos acompanham em nosso ritmo.

“Pênis quebra?”

Não, porque o pênis não tem osso. Porém pode acontecer uma torção violenta (e muito, muito dolorida) que dá a impressão de quebrado. É comum acontecer em sessões de sexo vigoroso, em posições ou movimentos inusitados. Quando acontece, é preciso buscar ajuda médica de um urologista.

“É possível uma mulher virgem não sangrar na primeira relação?”

Sim. Nem sempre há sangramento na primeira relação sexual. As condições físicas de cada mulher são diferentes, algumas podem ter sangramento considerável e outras, praticamente nenhum sangramento já que existem vários tipos de hímens, inclusive os complacentes, por exemplo. Expliquei melhor nesta coluna aqui.

Há várias outras perguntas do tipo, mas vou encerrando por aqui. Só digo uma coisa: vai ter parte dois.

Espero ter ajudado.

Tem dúvidas sobre sexo? Mande sua pergunta para telma@olondrinense.com.br

Quem é Tia Telma?

Entre tantas perguntas que recebo, algumas são básicas demais que nem dá para elaborar uma coluna inteira. Mas, mesmo assim, merecem respostas.
Tia Telma versão Inteligência Artificial

Jornalista, divorciada, xereta por natureza e que sempre se interessou muito por sexo. Com a vida, aprendeu várias coisas, mas a principal é que sexo é uma coisa natural e deve ser sempre prazeroso.

Leia mais colunas Tia Telma Responde

Siga O LONDRINENSE no Instagram e Facebook

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhe:

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress