Skip to content

Um giro na agenda econômica da semana

Por Cláudio Chiusoli

Um giro na agenda econômica dessa semana curta, marcado pelo feriado. Eis alguns fatos e indicadores:

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que a taxa de desemprego está em 7,7%, a menor desde 2014, o que pode ser um cenário animador.

LEIA TAMBÉM

Importante destacar que a população considerada desempregada pelas estatísticas oficiais são as pessoas com 14 anos ou mais que estão desempregadas e ainda em busca de trabalho. Quem não procura vagas, mesmo que não tenha emprego, não faz parte desse contingente.

Do lado dos juros, mesmo com a recente alta do dólar e os juros elevados nos Estados Unidos, o COPOM (Comitê de Política Monetária) se reúne na famosa Super Quarta e deve cortar a taxa Selic , que atualmente está em 12,75% ao ano, para 12,25%, segundo a perspectiva do mercado financeiro. Se confirmado, será o terceiro corte desde agosto.

Agenda econômica

Na agenda econômica da semana teve IPCA ligeiramente ascendente, queda na taxa de desemprego e alta do dólar

Em termos de inflação, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apresenta tendência ligeiramente ascendente devido à incerteza externa com às guerras e ao aumento do preço do barril de petróleo.

Por outro lado, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que reúne dados de pesquisas que abrangem indústria, serviços, comércio e construção, caiu devido à percepção desses setores diante à queda na demanda e incerteza no cenário político.

Em termos de receitas do governo, o governo assume que não vai zerar o déficit fiscal, e tão logo, o mercado financeiro sentiu seu efeito com a queda da bolsa e alta do dólar.

É claro que a dimensão da situação atual é preocupante. Um governo inchado com 37 ministérios e que insiste em gastar mais do que arrecada e não está empenhado em cortar gastos públicos, deixa os empresários inseguros sobre o cenário econômico.

A conta precisa fechar.

Fique por dentro. Boa semana. Gratidão!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

Foto: Freepik

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.