O especialista em captação de recursos Khellvery Mora aponta caminhos para o empresário que precisa de dinheiro para pagar dívidas ou ampliar seu negócio
por Suzi Bonfim
Como sair do sufoco ou ampliar o negócio obtendo recursos junto às instituições financeiras como bancos, securitizadoras e fundos de investimentos? Neste episódio do O Londrinense POD, o consultor empresarial e especialista em captação de recursos Khellvery Mora tem uma resposta clássica quando se trata das diversas questões que envolvem o acesso ao crédito no mercado financeiro no Brasil: “Depende, não existe o melhor crédito, existe o melhor crédito para cada situação”, ressalta o consultor.

“Primeiro, tenho que identificar a necessidade do empresário. Existem dois tipos de demanda, a do empresário que está muito endividado e realmente precisa de um perfilamento, de alinhar as finanças – boa parte do público que eu atendo – e o outro é do empresário que quer fazer um investimento, quer abrir uma nova filial ou fazer aquisição de uma máquina. Então, mediante o objetivo, faço uma anamnese para identificar a necessidade deste público”, explica Mora
.Avaliar o CET no final do contrato de crédito é fundamental
Khellvery Mora, que escreve a coluna Assessoria Financeira no site O Londrinense, destaca na entrevista às jornalistas Telma Elorza e Suzi Bonfim, as opções de garantia para os bancos e fundos de investimento que não são muito comuns no mercado, mas podem reduzir os riscos da negociação e das artimanhas que existem nos contratos e o empresário nem sempre está atento como o Custo Efetivo Total (CET).
“O empresário quando vê a taxa de juros de 1.8% ao mês, ele olha a parcela, a parcela cabe no bolso ele assina o contrato de empréstimo. Mas, às vezes, esta parcela poderia ser menor em outro local. O que ele (empresário) precisa olhar no final do contrato é o Custo Efetivo Total”, alerta o especialista em captação de recursos.
O Londrinense POD é produzido em parceria com o ZGMEstúdios e está disponível no canal do YouTube e no Spotify. Acesse, curta e compartilhe!