Produtos sem álcool e adolescentes: redução de danos ou cavalo de Troia?

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Por Alessandra Diehl

Este é o título de um artigo muito interessante publicado agora em janeiro de 2025 pela revista Appetite que questiona se será mesmo que produtos sem álcool podem reduzir os danos relacionados ao álcool ao atuar como substitutos das bebidas alcoólicas?

Também conhecidos como produtos sem álcool, são projetados para imitar a aparência, o sabor e o cheiro dos produtos alcoólicos, mas contêm quantidades nulas ou muito baixas de álcool. Muitos deles conhecidos como “NoLow”, ou seja, No alcohol (sem álcool), low alcohol (baixo em álcool). Na maioria das jurisdições, as bebidas devem conter menos de 0,5% de álcool por volume para serem categorizadas como bebida sem álcool. Esses produtos estão se tornando cada vez mais populares em vários países e regiões, incluindo Austrália, Canadá, Europa, Japão, África do Sul, Reino Unido, EUA e aqui, no Brasil.

Preocupações têm sido levantada sobre o potencial desses produtos exporem os jovens a estímulos adicionais relacionados ao álcool, normalizando ainda mais o uso de álcool e atuando como uma porta de entrada para o consumo de álcool por menores de idade. Poucas pesquisas examinaram se essas preocupações são justificadas.

O artigo publicado por Leon Booth e colaboradores (2025) conduziu um projeto que compreendeu duas partes envolvendo adolescentes australianos de 15 a 17 anos. A Parte 1 foi uma série de 5 grupos focais on-line (n = 44) que forneceram insights iniciais sobre percepções e experiências com as bebidas NoLow. A Parte 2 foi uma pesquisa on-line nacional (n = 679) que avaliou a generalização dos achados dos grupos focais e identificou fatores associados aos resultados atitudinais e comportamentais relacionados aos NoLow.

Os NoLow provavelmente estão expondo menores a estímulos adicionais relacionados ao álcool, potencialmente aumentando o risco de consumo de álcool por menores de idade. As respostas regulatórias aos NoLow precisam proteger os jovens das possíveis consequências adversas da exposição aos NoLow, permitindo ao mesmo tempo que os produtos sejam usados por adultos como substitutos do álcool.

Produtos sem álcool podem levar  adolescentes a associarem estes com seus similares alcoólicos, principalmente porque  propaganda está em horários permitidos para crianças

Sem álcool, mas com muita publicidade

Os NoLow foram considerados salientes e atraentes para os adolescentes australianos. Mais de um terço dos adolescentes pesquisados (37%) já havia experimentado uma bebida tipo NoLow. Os participantes dos grupos focais e os respondentes da pesquisa geralmente percebiam os NoLow de maneira positiva, vendo-os como uma alternativa útil ao álcool tanto para adolescentes quanto para adultos que desejam contornar as expectativas sociais de uso de álcool. Alguns dos participantes do estudo reconheceram o potencial dos NoLow para servir como uma porta de entrada para o uso de álcool e recomendaram reduzir sua visibilidade e acessibilidade.

Os resultados atuais indicam que os NoLow estão aumentando a exposição dos adolescentes a estímulos relacionados ao álcool. Mais de três quartos dos participantes da pesquisa lembraram-se de ver publicidade de NoLow e 80% lembraram-se de ver NoLow à venda. Isso é preocupante, dado que a publicidade de álcool é impactante para menores e pesquisas têm demonstrado consistentemente uma forte associação entre a exposição à publicidade de álcool e os subsequentes danos relacionados ao álcool experimentados por adolescentes.

Os NoLow provavelmente agravarão esse problema; pesquisas mostram que, quando marcas de álcool são exibidas em produtos não alcoólicos, os jovens associam os NoLow às bebidas alcoólicas correspondentes. Portanto, qualquer exposição extra à marca de álcool por meio dos NoLow provavelmente será problemática, especialmente se a publicidade ocorrer em espaços onde a publicidade de álcool é proibida para proteger os jovens, por exemplo, durante as horas de exibição de televisão que crianças assistem.

O ghosting é um fenômeno que está se tornando cada dia mais comum. E pode se manifestar de várias formas, não apenas o romântico

Alessandra Diehl

Psiquiatra, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Drogas (ABEAD) e membro da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPsiq). @dra.alessandradiehl

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