Por Alessandra Diehl
Sabemos que, na última década, o uso de vaping ou de cigarros eletrônicos aumentou dramaticamente, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Em muitos lugares do mundo, especialistas como eu estão vendo dentro dos consultórios os prejuízos destes dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs) e a dificuldade de muitos pacientes de parar de fumá-los. Ao mesmo tempo, nós que aprendemos a usar práticas baseadas em evidências, nos perguntamos onde estão as diretrizes para que possamos aplicá-las nestes pacientes que foram ludibriados pela indústria do tabaco e acreditaram que iriam usar algo inofensivo e não desenvolver dependência?
LEIA TAMBÉM
Embora estejam disponíveis diretrizes sobre a melhor forma de parar de fumar os cigarros convencionais, ainda não está claro se abordagens semelhantes podem ser extrapoladas para a dependência da nicotina causada pelos cigarros eletrônicos. Estudo conduzido por Kundu e colaboradores, agora em 2023, teve como objetivos conduzir uma revisão sistemática na tentativa de resumir as evidências ou recomendações existentes sobre cuidados de saúde para a cessação do uso de cigarros eletrônicos ou a cessação completa do uso dual de cigarros convencionais e cigarros eletrônicos entre populações de adolescentes, jovens e adultos, e identificar lacunas de conhecimento para pesquisas futuras.
Os autores encontraram 546 artigos elegíveis e incluíram nesta revisão 13 artigos finais. A maioria dos artigos tinha como foco os jovens, e o aconselhamento comportamental e a terapia de reposição de nicotina foram as intervenções mais recomendadas. Considerando que 10 publicações foram avaliadas como evidências de “alta qualidade”, 5 artigos adaptaram evidências da avaliação da cessação do tabagismo. Nenhum estudo foi encontrado sobre a cessação completa de cigarros e cigarros eletrônicos para usuários duais.
Intervenções para cessação de uso dos cigarros eletrônicos são limitadas
Eles descobriram que as evidências atuais sobre o tratamento para a cessação dos cigarros eletrônicos e suas intervenções são ainda limitadas, o que já não era novidade para nós, que estamos em busca de tratar o paciente com práticas baseadas em evidências. Embora tenham encontrado um ensaio clínico randomizado avaliando a eficácia do programa de mensagens de texto “This is Quitting”, a aplicação de outras intervenções de cessação, particularmente as de terapia de reposição de nicotina (TRN) e não TRN, com o propósito de cessação dos cigarros eletrônicos, ainda não foram completamente investigadas.
Portanto, por enquanto, especialistas seguimos adaptando as boas práticas do tratamento dos cigarros convencionais para os cigarros eletrônicos e aguardando que novos ensaios clínicos possam surgir e nos fornecer a resposta tão aguardada para a pergunta deste texto.
Alessandra Diehl
Psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Drogas (ABEAD) e membro da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPsiq). @dra.alessandradiehl
Leia mais matérias sobre Saúde
Foto: Image by master1305/Freepik
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.