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Como planejar o marketing da sua empresa para 2024

Por Rodrigo Xavier

Estamos chegando no final do ano e é preciso avaliar e medir os resultados que foram alcançados em 2023, definir os objetivos para 2024 para então traçar as estratégias. Lembrando sempre que o objetivo de marketing deve estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa, ou seja, nós, de marketing, não vamos definir de onde a empresa vai, mas vamos definir as estratégias que vão facilitar com o que a empresa alcance seus objetivos no próximo ano!

É hora de avaliar os resultados de 2023 e traçar os planos para 2024. E o marketing deve estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa

Primeiro Passo: Meça os resultados que você teve neste ano

Quais resultados? Os resultados dos indicadores que você deseja controlar, seja ele receita, número de cliente, ticket médio, LTV, CAC, churn e outros. Esses números podem ser controlados mês a mês, ou ele pode ser levantado um histórico do total do ano. Outros dados importantes, outros relatórios importantes para se levantar: A curva ABC de clientes, que é um relatório que mostra quais são os principais clientes. Um relatório ABC de produtos e serviços, que mostra a concentração do seu faturamento em alguns produtos e serviços.

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Algumas métricas bem específicas de marketing, como por exemplo o tráfego, conversões, tempo de permanência no site, informações essas que a gente consegue no Analytics. CTR do orgânico, volume investido em anúncios, alcance, impressões e engajamento das redes sociais, lembrança de marca e outras inúmeras variáveis.

Eu gosto sempre de sugerir o seguinte: entre controlar muita coisa e não controlar nada, é melhor você controlar os indicadores que tem condição de tirar do seu sistema, de levantar nas suas plataformas e controlar um número OK de indicadores que é viável de se gerenciar, como por exemplo 5 ou 6 indicadores. Para pequenas e médias empresas que têm, às vezes, estrutura limitada de recurso, não vamos indicar “ah, vamos abrir 10, 12, 20 indicadores de marketing pra se controlar”, porque acaba não controlando nada.

Segundo Passo: Defina os objetivos, orçamentos e os indicadores

Baseado nisso, definindo os OKRs, que são esses indicadores que a gente vai controlar, definindo o histórico que teve esse ano, pode-se definir para o ano que vem os objetivos de marketing. E é nesse ponto que se começa a planejar o marketing do ano que vem.

A primeira coisa que é preciso planejar é o orçamento, ou seja, quanto de recurso o marketing vai ter no ano todo e mês a mês. Pra você saber quanto, é preciso saber que não adianta planejar investimentos de R$ 30 mil por mês se o seu orçamento de marketing vai ser de R$3 mil. Seria muito bacana se a gente pudesse ter esse investimento, tudo bem, mas o orçamento do ano vai permitir o investimento X, então todo planejamento vai ter que ser em cima do que está previsto de orçamento, do que vai se ter de recurso disponível pra isso.

O segundo objetivo é definir os OKRs, os KPIs, os indicadores que vai controlar. Baseado no histórico que teve esse ano e projetar o crescimento que a gente vai fazer. Então, se eu tive, vamos supor, 10 mil acessos por mês no meu site, para o ano que vem quero ter 10% a mais que isso, então preciso buscar 11 mil acessos. Eu gerei a média de 50 LEADS por mês, o ano que vem eu preciso crescer 10% no volume de LEADS, então eu vou gerar 55 LEADS por mês.

Terceiro Passo: Faça o plano de marketing e o plano de ação

Então, nós temos orçamento, temos os indicadores para definir o planejamento e aí vamos fazer o plano de marketing e o plano de ação. O plano de marketing é listar todas as ações de marketing que serão feitas durante o ano para atingir os objetivos que temos. Os objetivos principais de marketing, vale a pena lembrar, são ser mais visto, mais conhecido, que são também os objetivos de branding, ter um melhor relacionamento com a marca, com os clientes, com os parceiros, as metas, os objetivos de marketing de relacionamento e os objetivos de lead. Ou seja, geração de receita, que são meus objetivos de lead marketing, focado para vendas.

Na hora de fazer o plano de marketing, uma dica fenomenal é utilizar a inteligência artificial. A IA pode ajudar, se você colocar uma ordem inteligente, por exemplo, no ChatGPT ou outro: “Sou uma loja de confecção infantil e eu gostaria de fazer um plano de marketing, me sugira 10 ações de marketing para realizar e aumentar minhas vendas”. A Inteligência Artificial vai lhe dar muitas ideias de ações, de estratégias e isso é gratuito!

Depois dessas ações, é preciso criar um plano de ação de janeiro a dezembro: o que fazer, quando fazer, quem vai fazer, como vai fazer e quanto vai custar. Com os seus objetivos, com o orçamento que você vai ter pra trabalhar e com as ações que precisa fazer. Mesmo que com pouco orçamento de marketing e muita boa vontade é possível fazer um ótimo trabalho e ter um 2024 de muito sucesso, muitas vendas, se destacar da concorrência, e levar seu negócio a outros patamares.

Então nós desejamos um ótimo 2024 pra você aproveitar essas dicas, coloque em prática e tenha muito sucesso! Um grande abraço do Cara do Tráfego.

Mande suas dúvidas pro rodrigo@megalu.com.br

Rodrigo Xavier

Consultor de Marketing Digital, especialista em marketing,

professor de Tráfego Pago e sócio da Megalu Comunicação.

Instagram @rodrigo.megalu

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(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

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