Por Felipe José
Olá, caro leitor, como você está? Espero sinceramente que bem! Vamos para mais uma reflexão sobre o tema VENDAS e NETWORKING!
Veja, sempre que encontrar uma pessoa, independente que quem seja, amigo, colega de trabalho, cliente, fornecedor, familiar, não importa, temos duas opções quando pensamos na nossa atitude ao encontrá-lo: Se mostrar disposto, aberto ou fechado, indisponível. Concorda comigo?
Temos inúmeras formas de nos mostrarmos abertos:
- Dando um belo sorriso e cumprimentando olhando nos olhos;
- Sendo educado e fazendo uma pergunta genuína;
- Ouvindo atentamente qualquer pergunta e respondendo com atenção;
São inúmeras as maneiras.
Por outro lado, temos também os sinais de indisponibilidade:
- A cara fechada e um aperto de mão com olhar difuso;
- Estar falando ao celular ou digitando uma mensagem;
- Ou até de uma forma mais direta, encontrar a pessoa a falar “desculpe, preciso apenas resolver um negócio rapidinho e já te dou atenção”. Por mais educado que seja o recado está dado!
O que a gente não pensa estrategicamente – é sobre isso que eu gostaria de destacar – é que às vezes aquela pessoa é a porta de entrada para o seu maior cliente ou é a solução para o problema que você está passando ou até mesmo é filho do seu maior cliente e você não sabia.
Onde quero chegar? Esteja sempre – não falei às vezes ou na maioria das vezes -, SEMPRE, aberto a outras pessoas!
Você não terá uma 2ª. chance de causar uma 1ª. impressão.
A 1ª. impressão é tatuagem que você faz no outro, é a marca que você deixa e que vai pavimentar o caminho que existe a frente junto aquela pessoa! As pessoas definem se lhe darão uma chance, se farão negócios com você, se lhe darão oportunidade, nos primeiros 7 segundos de contato com você!
Justamente por esse motivo eu já falei em outro artigo aqui, faça um elogio genuíno, leve a pessoa que está na sua frente a pensar coisas boas, traga boas lembranças para a conversa.
Não precisamos estar preparados para 100% das situações que acontecem entre nós e qualquer outra pessoa, isso seria até impossível, mas podemos estar 100% abertos para ouvir, 100% abertos para responder com atenção, 100% disponíveis naquele momento preciso!
IMPORTANTE: Estar disponível naquele momento não pode ser confundido com estar com a sua agenda 100% disponível para essa ou aquela pessoa, mas se vai passar 3 minutos com uma pessoa aguardando na recepção da empresa do seu maior cliente, dedique esses 3 minutos integralmente a essa pessoa caso faça sentido!
Estar disponível 100% naquele momento é diferente de estar todos os momentos 100% disponível, ok?
Não disperdice a sua primeira (e única) chance de causar uma boa primeira impressão, isso é estratégia pura de networking!
Não disperdice a sua primeira (e única) chance de causar uma primeira impressão, isso é estratégia pura de networking!
Felipe José
Formado em Administração, pós-graduado em Gestão Comercial, Executive Director Sales, Diretor regional do BNI – Business Networking International.
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(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.
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