Por Ana Paula Barcellos
Já tem mais de um ano que o naked dress, vestido que simula nudez ou que é completamente transparente, começou a bombar, tanto nas passarelas quanto entre as fashionistas. Ficou cada vez mais comum ver as influenciadoras com esse tipo de peça, usando lingerie ou com os seios à mostra – principalmente na gringa. Nos tapetes vermelhos, o ND começou a aparecer ainda antes: quem não se lembra do modelito poderoso que Rihanna usou em 2015 em um evento?

Eu mesma anunciei aqui essa tendência como quente para 2023! Mas ela parece ter ficado restrita às famosas e não tem dado indícios de que vai realmente pegar por aqui.
LEIA TAMBÉM
Seios à mostra? Não aqui
Fosse nos anos 1980 ou 1990 a gente estaria à frente dessa trend de seios à mostra. Mas, em 2023, nós, que inventamos o biquíni fio dental, estamos vendo nossas calcinhas virarem hot pants enquanto nos Estados Unidos a tanga bomba. Isso tem me feito pensar bastante.
E confesso que me preocupa um pouco. A Moda também é um reflexo da nossa sociedade, dos nossos costumes. Estamos cada vez mais conservadores, retrógrados, e isso não é novidade. Impossível, pra mim, não estabelecer uma relação entre esse fato e a demora para que a tendência pegue realmente por aqui – se é que vai pegar. Fico pensando nos biquínis que as mulheres usavam no Irã em 1970 e em como se vestem para ir à praia atualmente – tem outras coisas nessa outra relação que estabeleço e que me preocupam também.

Aliado ao aumento do conservadorismo, há também os números alarmantes de violência contra a mulher. Os casos de estupro só aumentam – tanto quanto parece aumentar a impunidade. Ficamos ainda mais prejudicadas depois do governo passado. Penso de novo no naked dress com seios à mostra e me pergunto: Quantas de nós conseguem sair hoje, livremente, usando esse tipo de roupa quando têm vontade, sem pensar na possibilidade de serem atacadas?
Me pego quase desejando que a tendência viralize por aqui para me convencer de que posso estar errada sobre isso. Será?

Ana Paula Barcellos
Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate. Me siga no Instagram @yo.anap e @experienciasdecabide
Foto principal: Megan Fox e o transparente favorito das famosas/Instagram
Leia todas as colunas Em Alta
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.