Por Ana Paula Barcellos
A moda fitness veio pra ficar, isso a gente já sabe: nos últimos anos as roupas de academia entraram com força no cotidiano e passaram a ser usadas também fora dos espaços de treino. Depois da pandemia, esse movimento ficou ainda mais forte, amparado pela tendência confy que já se firmava também como estilo de vida.
Eu me lembro muito bem de quando as leggings passaram a fazer parte do guarda-roupas de quem sequer ia à academia – e me lembro também do pavor de algumas jornalistas de moda, chocadas com a tendência. Se lembram da legging com bota dos meados do 2000? Aos poucos, o uso da legging foi ganhando cada vez mais adeptas, até que finalmente foi normalizada. Quem não tem pelo menos uma basiquinha no armário?
Nos últimos anos, a moda fitness foi ganhando cada vez mais espaço e aparecendo em opções cada vez mais estilosas. Algumas marcas, inclusive, passaram a trabalhar exclusivamente com roupas para academia que são usadas em todos os outros lugares, tamanha a demanda.
A beleza das peças, aliada ao conforto que elas proporcionam, fez com que muita gente aderisse a elas, que então se transformaram em queridinhas, tanto de fashionistas quanto de gente como a gente. Se antes era esquisito usar look de academia para ir ao mercado ou trabalhar, agora é super normal e até mesmo desejável.
Dá pra usar moda fitness nas comemorações de fim de ano?
Essa foi uma questão que surgiu essa semana. E quem não quer abrir mão do look fitness no fim de ano, faz como? “Só de pensar em tirar a malha e ter que me produzir demais, desanimo”, falou uma conhecida. “Já não estou no clima pra festa de fim de ano, se não puder usar minhas roupas delicinhas, piorou!”, ela continuou. E, claro, estou aqui pra dizer que sim, isso é possível! E dá pra usar look fitness sem abrir mão do estilo.
A gente pode começar lembrando que estilo é uma questão muito pessoal. E que, fazendo pequenos ajustes, podemos estar vestidas do jeito que queremos em toda e qualquer ocasião. Pensando nisso e na questão colocada, separei para essa coluna alguns looks de inspiração (tem desde looks bem casuais até outros mais produzidos) criados com peças de roupa fitness. E esse, claro, é apenas um ponto de partida: você pode tirar suas peças preferidas do armário e ir criando looks, experimentando.
Nessa proposta, cai muito bem o estilo hi-lo, sobre o qual já falei aqui. Vale misturar as peças de estética esportiva com outras mais sofisticadas também. Algumas ideias de composição: legging com blusa de paetês, moletom com sandálias de salto, camiseta alongada com botas ou tênis de academia com vestido. E, claro, mais uma vez, não há limites para a criação de looks, o lance é ousar e experimentar até encontrar um look para chamar de seu.
Ana Paula Barcellos
Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate. Me siga no Instagram @experienciasdecabide
Foto principal: Getty Images
Leia todas as colunas Em Alta
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.