Skip to content

Relacionamento sem sexo é relacionamento?

Por Telma Elorza

“Olá, tudo bem? Será que você pode me ajudar? Estou num segundo relacionamento onde não tenho mais sexo. Meu parceiro não me procura, em apenas em dois anos juntos. Eu não sei mais que pensar, meu psicológico já está abalado, minha autoestima é zero. Meu relacionamento anterior também era a mesma coisa, sem sexo. Não sei mais que fazer, já conversei com meu parceiro e ele fala que anda cansado, trabalha demais. Será que isso mesmo? Eu fico pensando que o problema sou eu. Faço de tudo na casa para ele, ajudo com dois enteados, empresto meu carro e não recebo nada dele. Poxa, eu sou mulher, tenho minhas vontades. Casamento sem sexo é amizade. Essa frustração me deixa de mau humor. Eu o amo, mas não tenho homem na cama de novo.”

LEIA TAMBÉM

O pedido de ajuda chegou por comentário no site. Eu tive que cortar um pouquinho, dar uma editada, porque estava muito grande. Mas basicamente é esse relato que você está lendo aí em cima.

Por incrível que pareça, o tema está sendo recorrente nos e-mails que recebo também. A falta de sexo em relacionamentos. Eu já escrevi aqui, na coluna, sobre esse assunto. Mas tive que voltar a falar dele. O pedido de ajuda dessa leitora foi a gota d’água, porque, além de tudo, me parece que ela está sendo explorada emocional e financeiramente.

A falta de sexo num casamento não é novidade. De acordo com as estatísticas, a falta de sexo (de um dos parceiros, seja o homem ou a mulher) e problemas financeiros são as maiores causa de divórcio no Brasil, mais que traição. Pode ser a rotina, pode ser problemas de ereção do homem, causada por stress ou até doenças. Pode ser milhares de coisas. Para uma leitora que falava que o namorado tinha preguiça de fazer sexo, eu escrevi a coluna “Sinto mais vontade de fazer sexo que meu namorado“, onde explico o que pode estar ocorrendo com ele.

Uma outra alternativa é que o companheiro pode ser uma pessoa assexual. Na coluna “Não sinto desejo por ninguém“, explico o que acontece na assexualidade: uma pessoa que não tem desejos sexuais. Talvez seja o caso de conversar com a mãe dos filhos dele para especular qual o motivo do casamento não ter dado certo. Uma pessoa assexual pode até manter relações sexuais meio que se forçando a isso, gerar filhos e tal.

Relacionamento sem sexo? Cai fora

Mas caso desta leitora, eu recomendo que ela converse de novo com o companheiro. E explique, deixe bem claro, que a falta de sexo não é mais admissível. Se ele está cansado, que dê um jeito de descansar. Se está com problemas, resolva. Se está doente, com queda nos índices de testorona, que procure ajuda. Urgente. E, descartadas todas as opções acima, que se assuma assexual. O que não pode é continuar essa situação indefinidamente.

Você está infeliz e precisa tomar uma atitude drástica, porque não pode simplesmente ser “dona de casa”, fazendo todas as tarefas e cuidando dele e dos filhos dele eternamente e sendo negligenciada como mulher.

Eu até entendo o receio de terminar mais um relacionamento por esse motivo, principalmente porque a mulher costuma se culpar pela falta de interesse do marido. Mas fique sabendo que não é, nunca será. Ele é o responsável pela situação e deve fazer tudo que estiver ao alcance para melhorar. Se não, vale mesmo a pena viver como uma empregada e continuar frustrada sexualmente?

Pense nisso.

Espero ter ajudado.

Tem dúvidas sobre sexo? Mande sua pergunta para telma@olondrinense.com.br

Quem é Tia Telma?

Viver um relacionamento sem sexo é um problema para leitora, que pede ajuda para resolver a situação
Tia Telma versão Inteligência Artificial

Jornalista, divorciada, xereta por natureza e que sempre se interessou muito por sexo. Com a vida, aprendeu várias coisas, mas a principal é que sexo é uma coisa natural e deve ser sempre prazeroso.

Leia mais colunas Tia Telma Responde

Siga O LONDRINENSE no Instagram e Facebook

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.