Skip to content

Alfaiataria de verão: looks e modos de usar

Por Ana Paula Barcelos

Não é novidade que sou apaixonada por alfaiataria, certo? Pois bem, esses dias me perguntaram como eu faço para usar peças com esse estilo de corte no verão “sem ficar usando só bermuda”.

Essa dúvida é bastante comum, na verdade. Isso porque ainda existe uma falsa ideia de que alfaiataria é um estilo de roupa feito com um determinado tecido – e não é assim. Alfaiataria é um estilo de corte e pode ser feito em diversos modelos e com os mais variados tecidos. O que faz uma peça ser considerada alfaiataria ou não é o corte usado! Mas é falar em alfaiataria e muita gente já pensa em terno, blazer, roupa social…

Por isso, escolhi a coluna de hoje para pregar a palavra da alfaiataria! É urgente desfazer essa confusão de uma vez por todas porque, claro, ninguém é obrigado a saber, mas é uma pena, já que é um estilo de corte maravilhoso e muita gente pode se beneficiar com essa informação. Ouvi um amém?

Então bora lá: alfaiataria é um estilo de corte incrível e maravilhoso de se usar o ano todo, até mesmo no verão. É possível fazer shorts, tops e saias incríveis com esse tipo de corte, inclusive com tecidos mais leves, mais frescos e com uma pegada informal. Eu mesma amo usar short/calça alfaiataria em tecido leve com camiseta ou top, alfaiataria casual é sucesso!

Aqui trago alguns modelos para inspirar, mas as possibilidades são infinitas. Se você tiver uma epifania lendo essa coluna e pensar numa ideia diferente, com sua cara, não desanime pensando que é impossível encontrar desse jeito por aí, sempre dá pra encontrar uma costureira ou alfaiate que faça e geralmente sai mais barato que comprar em loja.

O mais importante a se levar em consideração (além do que você gosta ou não, claro): tecido e modelagem, experiência de quem costura. Não é um tipo de corte fácil de fazer, exige certa experiência. Escolher bem o tecido também é importante: não importa se é caro ou barato, mas precisa ser plano e de boa qualidade, precisa ser indicado para esse tipo de corte.

Alguns tecidos bacanas para alfaiataria de verão: certos tipos de crepe, viscose, o clássico Oxford, microfibra, gabardine, sarja, bengaline, fibra de algodão.

Pra quem, mesmo no tempo de calor, prefere usar os tecidos clássicos mais pesados, a dica é escolher lã fria (custa mais, mas vale a pena) ou um tecido de alfaiataria que tenha pelo menos um pouco de elastano.

Deixo aqui meu testemunho de devota de Santa Alfaiataria junto com o desafio: experimente uma peça com esse estilo de corte no verão e sua vida irá mudar, tenho certeza. Volta pra contar?

Ana Paula Barcellos

Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate.

Foto: Pinterest

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.