Mais 15 dias e entraremos oficialmente no inverno!
Londrina já foi uma cidade onde se fazia bastante frio – me lembro de como as blusas de inverno eram muito mais grossas quando eu era criança/adolescente – mas já faz vários anos que não é assim. Dizem que, esse ano, teremos dias mais gelados do que o habitual.
Ainda assim, a gente tem poucos dias de frio contínuo – e com o sol quente e o clima seco característicos da nossa cidade, a gente tem poucas chances de fazer um look com muitas camadas – pelo menos se não quiser sair carregando peças de roupas nos braços depois que começa a esquentar no decorrer do dia. Nosso inverno é basicamente uma continuidade do outono.
Pensando nisso, escolhi 5 looks que eu gosto bastante e que são muito versáteis, perfeitos para os dias mais frios e totalmente adaptáveis às mudanças ligeiras de temperatura. Se chega a esfriar mais, dá pra trocar a peça de cima por uma mais quente, colocar uma meia mais grossa ou uma calça com a barra um pouco mais longa. Afinal, look legal é bonito, descolado e quentinho, né? São looks simples, com peças fáceis de encontrar no armário, e que funcionam em quase todas as ocasiões, garantindo um ar arrumado, mas casual.
Look 1
Casaco, jaqueta jeans ou de couro, parca ou trench coat mais leve… na segunda camada, um tricozinho mais solto cai super bem. Note que a saia das fotos é de tecido bem leve, soltinho. Malha, poliéster, até um tecido tipo jeans molinho fica legal aqui. Cobrindo as pernas, meia-calça fio 40 ou 60, dependendo da temperatura. Não gosta de salto alto? Dá pra substituir por uma bota de cano curto baixinha, tipo coturno, ou tênis – uma sapatilha fica ótima também.
Look 2
Aqui, o tricô faz o look. O toque fica por conta da estampa ou textura da saia. Por baixo do tricô, uma blusa de manga 3/4 ou até mesmo manga curta completa bem o visual. Já nos pés, um sneaker dá um ar mais casual à produção com uma meia mais fininha, fio 15.
Look 3
Produção bem básica e que funciona para as mais diversas ocasiões: Tricô mais grosso com gola alta mais justa e calça bem sequinha (uma destroyed sem muitos rasgos fica bem legal aqui). Por baixo, vai bem uma regata ou até mesmo blusa de alças finas. Se quiser uma versão ainda mais casual, dá pra substituir a bolsa sugerida na foto por uma bolsa de alças curtas, que fique mais rente ao corpo. Nos pés, tanto o scarpin quanto um mule ficam bem – até mesmo uma sandália.
Look 4
Aqui, um casual chic mais descontraído: nesse look cabe blusa em modal, malha canelada e, literalmente, qualquer camiseta. Saia envelope, transpassada, com cortes assimétricos diversos, todas são possíveis, só lembre de ficar atenta às proporções, ao caimento – sempre pense no look como um todo. Em um dia de temperatura mais amena, cai bem com blazer de moletom, casaco de malha alongado… Temperatura caiu? Só trocar por um de tricô mais grosso. Meia arrastão com trama pequena fica perfeita (ajuda a aquecer sim!) com bota de cano curto ou coturno. O chapéu dá aquele toque, né?
Look 5
Esse look é a minha cara. E adoro o toque que a echarpe, também de cor neutra, dá. Ela finaliza o visual lindamente e quebra o preto e branco de forma sutil, mas marcando presença. Aqui cabem mais camadas por conta da leveza dos tecidos escolhidos para essa sobreposição: casaco alongado, suéter fino e camisete (que pode ser de manga curta). Note que o comprimento da echarpe é quase o mesmo do casaco! Para finalizar, bota de cano que apenas cubra a barra da calça e bolsa de mão.
O fato de que os looks estão monocromáticos em todas as fotos é apenas coincidência! Obviamente, é possível encher de cor e/ou escolher estampas que fiquem interessantes juntas.
Criou sua versão de um desses looks, acrescentou cor, estampa, textura e ainda quer dar mais um up no visual? Aposte em acessórios maiores e que contrastem com os tecidos/cores escolhidos, não tem erro.
Ana Paula Barcellos
Escritora, mocinha do medalhão persa, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Madame B., Maria Jujuba Rock e Pinacola.
Foto: GettyImages