Skip to content

Oficina para mulheres aborda Plano de Negócios na área da alimentação

Mulheres acima de 18 anos podem se inscrever pelo WhatsApp (43) 99945-0056, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

O LONDRINENSE com Assessoria

Na próxima quarta-feira (29), às 14h, as mulheres interessadas em aprender mais sobre a importância da embalagem correta e da data de validade dos produtos comercializados poderão participar da oficina realizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e pelo Núcleo de Extensão Tecnológica em Alimentos (Nextal) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

As interessadas em participar devem ter 18 anos ou mais. As inscrições estão sendo feitas pelo Whatsapp (43) 99945-0056, que é da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). Na oportunidade, as servidoras da SMPM vão repassar o link para o encontro, que será à distância, por meio da Plataforma Google Meet.

O ministrante da oficina será Paulo de Tarso Carvalho, que é doutor em Ciências Agrárias, mestre em Agronomia, especialista em Engenharia de Alimentos e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além de coordenador do Núcleo de Extensão Tecnológica em Alimentos da mesma instituição.

Ele irá passar algumas orientações básicas para as participantes sobre como escolher a embalagem correta para os alimentos, quais são as funções do embrulho e os aspectos voltados ao marketing do produto. Isto porque a embalagem é a principal via de comunicação entre a marca e o consumidor, além de ser a responsável pela proteção do produto, conservação, não contaminação, segurança, facilidade de uso e praticidade no uso daquilo que está guardado.

Além desse tópico, a oficina abordará a data de validade. Nesse ponto, as mulheres aprenderão sobre a importância da definição exata da data de validade, da responsabilidade que as empresas têm com essa informação e quais são os fatores que interferem diretamente no estabelecimento dela em cada tipo de produto. Isso porque, até a data de validade, o fabricante garante as boas condições do alimento para o consumo, de modo a evitar que ele cause problemas de saúde ou apresente alterações no gosto e na textura.

“Uma das funções básicas das embalagens é a preservação da qualidade e da segurança do alimento. Nesse sentido, é fundamental a escolha correta da embalagem, exatamente, para não ter problemas tanto com a qualidade, porque o produto pode não se preservar, quanto por outros motivos, pois ele pode sofrer contaminações inclusive da própria embalagem. Já com relação à ‘vida de prateleira’ é uma questão legal, que todos os produtos alimentícios devem observar e que todos os consumidores têm direito de saber”, explicou o ministrante da oficina.

Essa atividade faz parte de um conjunto de oficinas que pretende ensinar a elaborar e manter um bom Plano de Negócios na área de alimentos. “Já foram realizadas várias oficinas dentro do projeto ‘Plano de Negócios’ e essa veio para complementar as anteriores. Nossa ideia é oferecer informações para as mulheres que trabalham com alimentos, por isso o nome do projeto. No caso da oficina de quarta-feira será voltada especialmente para a data de validade e para a embalagem, que são pontos extremamente importantes nesse ramo”, explicou a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo,

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.