Skip to content

Hospital Universitário lança programação da campanha Outubro Rosa 2023

Até dia 31, serão realizadas diversas atividades para comunidade de Londrina e região

Agência UEL

Juntos somos mais fortes. Esse é o tema da campanha Outubro Rosa 2023 do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em um esforço conjunto para conscientizar e apoiar a luta contra o câncer de mama, o HU traz uma programação que envolve não apenas pacientes, mas toda a comunidade de Londrina e região. Até o dia 31, serão realizadas atividades diversas, programadas por uma comissão de médicas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos e integrantes da comunicação do HU. 

LEIA TAMBÉM

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que na última década houve um aumento de 20% na incidência do câncer de mama. Espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos. A mastologista do Hospital Universitário Raquel Moura de Castro conta que ações como a campanha Outubro Rosa são importantes para desmistificar o diagnóstico que amedronta muita gente. 

“Trabalhar com o câncer de mama tira um pouco do estigma de que é uma doença intratável. A pessoa pode entender que é uma doença como outra qualquer, com especificidades, mas passível de cura e tratamento. O diagnóstico de câncer de mama não define quem a paciente é, ao contrário, é um desafio que pode trazer crescimento e evolução. A paciente é muito maior do que o que a doença pode trazer pra vida dela”, explica.

Raquel, juntamente com a mastologista Camila Kanzaki, participarão da campanha através do lançamento de um VT (Video Tape) no dia 8 sobre o serviço de mastologia. Para Kanzaki, o trabalho do time de mastologistas do HU vem se fortalecendo nos últimos anos. “É um serviço que muda muito ao longo do tempo conforme os profissionais que o comandam”, conta. “Antigamente, era um serviço muito forte, mas nos últimos tempos ele foi perdendo essa força, foi ficando pequeno. Com a renovação dos profissionais, o serviço foi fortalecendo”.

A médica explica que a interação com a comunidade através dos VTs é fundamental para a melhora do atendimento. “Contar a nossa história é importante para sabermos como melhorar e crescer ainda mais”, pontua Kanzaki. Além do VT com as mastologistas, a programação ainda conta com um VT sobre Direitos Previdenciários da Paciente com Câncer com a chefe do Serviço Social do HU Argéria Serraglio no dia 13, e um VT de histórias inspiradoras de servidoras e pacientes no dia 27.

Outubro Rosa: Nutrição na prevenção

O câncer de mama pode ser causado por diversos fatores, mas muitas pessoas não se atentam a um em específico: a nutrição. Em um estudo desenvolvido pelo serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas de Minas Gerais, foi observado excesso de peso corporal em 58% das pacientes e circunferência da cintura maior que 80 cm em 64,5%. O consumo excessivo de alimentos pertencentes aos grupos dos óleos e dos açúcares foi verificado em 90,3% e 83,8%, respectivamente. 

Os dados do estudo mostram que os hábitos alimentares estão relacionados com 35% da incidência do câncer. Para conscientizar a população da importância da qualidade da alimentação, o HU lança nesta terça (3) o podcast “Nutrição e Saúde da Mama”, com o mastologista Ribamar Leonildo Maronezi e a nutricionista Guelma Borelli, especialista em nutrição funcional dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Guelma ainda participa de uma palestra no Anfiteatro do Hospital Universitário, no dia 18, às 10h, falando sobre Orientação e Autocuidado.

Corpo e mente

O Outubro Rosa oferece muitas atividades que promovem não só o autocuidado com o corpo, mas também com a mente. Um dos principais artifícios utilizados para oferecer conforto e apoio às pacientes é o uso da música. “Existem diversos estudos que comprovam o benefício da música para a alma. Consideramos como uma terapia, traz um pouco de conforto e até mesmo animação”, relata Raquel. “As pacientes lidam com uma doença que é desafiadora, então tudo aquilo que pode trazer ânimo é benéfico”.

A música vai embalar diversas atividades no mês de outubro: no dia 4, durante um Coffee Break no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU), as pacientes receberão bolsas confeccionadas pelo projeto de extensão “MUDA: Reaproveitamento de Embalagens Cirúrgicas para a Fabricação de Produtos Manufaturados com Sustentabilidade e Ressocialização para Apenados”, coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Danielly Negrão. Junto das bolsas, serão entregues almofadas pós-operatórias, preenchimentos para sutiã e lenços produzidos pelo grupo de voluntárias Mama Solidária.

A trilha sonora será de perspectiva e recomeço no dia 9 no AEHU, quando as pacientes serão presenteadas com “mudas motivacionais”. A pedido das médicas, as plantas serão distribuídas em sinal de vida e esperança. 

No dia 11, o HU em Canto, o coral do Hospital, se apresenta no AEHU pela manhã, trazendo a música para os corredores do Hospital. O relatório abrange desde nomes internacionais, como John Lennon e Paul McCartney, até nacionais, como Noel Rosa. Sob a regência de Edvaldo Sousa, 14 cantores irão participar da programação.    

Pacientes também poderão se exercitar no dia 16 com uma programação de alongamento físico e música no AEHU. Ainda no Ambulatório de Especialidades, nos dias 25 e 30 serão oferecidos PICs (Práticas Integrativas e Complementares) que consistem de recursos terapêuticos alternativos – musicoterapia, acupuntura, meditação, dentre outros – que visam à prevenção de doenças.  

Caminhada Outubro Rosa 

Em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócio de Londrina (CMEG), a campanha vai realizar uma caminhada no dia 28 de outubro às 9h. Contando com alongamento e aquecimento para o exercício, a saída será no Jardim da Prefeitura de Londrina. A ação é pet friendly, o que significa que animaizinhos de estimação poderão acompanhar seus donos. Os participantes poderão fazer doações de absorventes femininos ou produtos de higiene no local. 

A inscrição custa R$ 50 e poderá ser feita em diferentes pontos da cidade: Estacionamento SP Parkinga (Av. São Paulo, n° 60 – Centro), Bar Izakaya (R. Arcindo Sardo, n° 103 – Jardim Coliseu), D’July Moda Íntima (R. Maranhão, n°249 – Centro) e Eletrônica Rolândia (R. Gustavo Barroso, 190 – Jardim Shangri-lá A). Na inscrição, o participante receberá uma camiseta que ajudará a comprar um sutiã pós mastectomia.

A campanha Outubro Rosa se encerra no dia 31 com sorteios de cestas, brindes e até um passeio por Londrina para os participantes.

Leia também – O calor no ambiente de trabalho: riscos e 8 dicas prevenção
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.