Coletivo leva mostra cultural e feira empreendedora para a Zona Oeste da cidade neste sábado (11), véspera do Dia das Mães
O LONDRINENSE com assessoria
Crianças orgulhosas de quem são e preparadas para o mundo é o sonho de toda mãe. E trabalhar a autoestima e o empoderamento das crianças negras faz parte da atuação histórica do Coletivo Black Divas.
LEIA TAMBÉM
Por isso, nesta edição da Feira Black Empreendedorismo e Mostra Cultural, neste sábado (véspera do Dia das Mães), os ‘crespinhos’ e ‘crespinhas’ terão uma atividade especial.
A partir das 17h, meninas e meninos vão poder participar de uma oficina de slime com Jô Moreno, e logo depois, começa o Bailinho Black Soul com o professor de dança Sassá. A programação inclui desfiles para os pequenos, com as modelos e professoras de passarela Edimara Alves e Alessandra Santos, além de uma atividade lúdica com as mães das crianças, realizada por integrantes da Comissão de Educação do Coletivo Black Divas. Ao conhecer e ter orgulho das suas raízes essas crianças se tornam menos vulneráveis às violências, simbólicas e físicas, do racismo.
“Nós mostramos aos nossos crespinhos que eles são lindos, que seus cachinhos são lindos, que o black é a coroa que eles carregam da ancestralidade”, destaca a coordenadora do Black Divas, Sandra Mara Aguilera.
O racismo é uma das grandes causas de evasão escolar entre crianças e adolescentes negros. Saber lidar com isso e trabalhar pela mudança social em busca de equidade requer empoderamento.
“Nas ações com os crespinhos buscamos transmitir segurança, referência, pertencimento. Se olharmos para a nossa geração, das coordenadoras e coordenadores do coletivo, não havia esse sentimento de pertencimento. Essas crianças valorizam muito mais hoje a sua estética, os traços que são lindos, o seu black maravilhoso, as trancinhas lindas. As crianças precisam ser respeitadas e elas sabem disso”, diz Sandra.
Feira chega à Zona Oeste
A atividade com os crespinhos e crespinhas abre a 3ª. Mostra Cultural e 59ª. Feira Black Empreendedorismo do Coletivo Black Divas neste sábado, dia 11, na Avenida Serra da Esperança, 1181, no Jardim Bandeirantes. A feira vai contar com 36 estandes de artesanato e comidas, como bolachas, pães artesanais, entre outros produtos, show musicais, apresentações artístico-culturais.
Será uma verdadeira exaltação da cultura e potência negra.
Serviço: 3ª. Mostra Cultural e 59ª Feira Black Empreendedorismo
Dia: 11 de maio (sábado)
Local: Avenida Serra da Esperança, 1181 – Jd. Bandeirantes
Horário: das 18h às 22h