Evento vai reunir cadeia de negócios da Saúde em evento voltado para inovação
O LONDRINENSE com assessoria
Nos dias 5 e 6 de agosto, será realizada mais uma edição do Health Connect Summit (HCS) 2024, evento organizado pelo Sebrae/PR e Polo Saúde de Londrina, em parceria com a governança Saúde Londrina União Setorial (Salus) e a Associação Londrinense das Indústrias de Saúde (Alis), com o tema “Conectando pessoas e inovação em saúde”, no Centro de Convenções do Aurora Shopping. Entre os destaques da programação estão a rodada de negócios internacional, na manhã de segunda (5), que vai reunir 20 compradores – 12 nacionais e 8 internacionais – e 35 fornecedores da cadeia da saúde.
LEIA TAMBÉM
Além de painéis e palestras (veja a programação completa no site), o HCS terá contará com a exposição de 15 indústrias e prestadores de serviços na área da saúde. O evento será encerrado com a palestra da ex-atleta do vôlei e empresária, Fernanda Venturini, com o tema “Levantando e vencendo desafios”.
O foco deste ano é incentivar a interação entre os atores da saúde e tecnologia no Brasil, objetivando criar um ambiente propício para fomentar discussões sobre inovação, futuro, tendências, transformação digital, gestão e liderança na área da saúde. Pela primeira vez, acontece também uma rodada de negócios internacional dentro do evento, onde podem participar como compradores representantes de hospitais, laboratórios e clínicas especializadas; e como fornecedores, podem se inscrever indústrias, distribuidoras, startups, empresas de serviços, softwares especializados. “A rodada de negócios era realizada em outra data, mas decidimos acoplá-la ao evento para facilitar as conexões”, diz a consultora do Sebrae/PR Liciana Pedroso.
O Health Connect Summit é o maior evento do Paraná sobre inovação, ressalta Pedroso. Segundo ela, o objetivo é trazer as atualizações mais recentes para a cadeia tanto na área de inovação quanto em pesquisas. “Estamos trazendo um profissional para falar sobre a Terapia Car-t no tratamento de câncer e sobre as novas tecnologias que estão vindo para a área da saúde, além de assuntos voltados ao tema de liderança”, explica.
Health Connect Summit traz conteúdos para áreas múltiplas
A programação é voltada para profissionais da área, empreendedores, startups, estudantes, docentes e interessados em contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas de saúde, promover o desenvolvimento econômico e a transformação produtiva. Os conteúdos atendem múltiplas áreas e oferecem a oportunidade de atualização, integração e aprendizado aos participantes.
Um dos idealizadores do Health Connect Summit e coordenador do Salus, João Santilli, explica que o evento vem se consolidando e tomando uma dimensão significativa, principalmente na área de inovação em saúde pós-pandemia. “A aplicação dessas inovações e tecnologias foi muito alavancada a partir da pandemia de Covid-19. Muitas coisas que já eram trabalhadas e discutidas, no pré-pandemia, mas tinham uma velocidade de desenvolvimento que deixava um tanto a desejar. Na pandemia, a velocidade de pesquisas e desenvolvimento aumentou significativamente. Isso deu um gás para a área da saúde”, avalia.
Segundo Santilli, Londrina tem destaque no segmento, com um ambiente propício para o desenvolvimento de tecnologias e inovação. “Dessa forma, o objetivo do evento é colocar, num mesmo ambiente, palestrantes, pessoas e empresas envolvidas com saúde para difundir o que está acontecendo aqui, no País e no mundo. Tem muita startup, tem muita gente fazendo pesquisa e isso abre um leque muito grande de oportunidades de aplicação”, afirma.
Santilli cita a participação em palestra, na edição do ano passado, de um dos pesquisadores de Oxford que utiliza a Inteligência Artificial em um estudo para orientação de prescrição de medicamentos mais assertiva para pacientes com depressão. “Ele deu a palestra no evento e, em dezembro, voltou e firmou convênio com a Universidade Estadual de Londrina e a PUC-Londrina. Hoje, Londrina é um dos polos dessa pesquisa, juntamente com Oxford e Canadá. O evento abre portas para começarmos a trazer tecnologias e pesquisas para a cidade e, com isso, vamos formando profissionais especializados”, garante.
A edição do HCS tem entre os destaques um painel com três médicos de Londrina que trabalham com tecnologias há muito tempo e que já têm seus produtos aplicados no Brasil todo.
Indústria e inovações
O presidente do Alis, Gilmar Machado, acentua que o Health Connect Summit vem crescendo a cada ano e se tornou um momento importante de integração entre a indústria londrinense, seus fornecedores e clientes. “O evento mostra a pujança que é setor na região de Londrina, uma das áreas com grande número de empresas voltadas para saúde. A cada edição, a gente procura sempre mostrar as inovações, que evoluem muito rápido não só em tecnologias, mas também nos processos”, afirma.
Para os empresários, a rodada de negócios dentro do evento vai facilitar os contatos entre os participantes do Brasil e do exterior, abrindo novas possibilidades de negócios. “Isso será complementado com a segunda feira de produtos, que estarão em exposição”, completa.
Foto: Thomé Lopes