O novo local será no Parque Ney Braga e será instalado depois da ExpoLondrina
O LONDRINENSE com assessoria
Em breve, o Parque Ney Braga, sede da Sociedade Rural do Paraná abrigará o escritório do Consulado da Alemanha. A novidade foi oficializada durante a cerimônia de posse, esta semana, do novo Cônsul Honorário da Alemanha em Londrina, Ricardo Neukichner. Ele sucede Adrian von Treuenfels, que permaneceu no cargo por mais de 20 anos em Rolândia.
LEIA TAMBÉM
Com o objetivo de representar a Alemanha na região, fortalecendo as relações bilaterais entre Brasil e Alemanha, o escritório atuará mais fortemente na integração do comércio, indústria, educação e agronegócio, por meio de parcerias, cooperação, investimentos e programas de estudo.
Para Marcelo Janene El-Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná, a vinda do escritório para o Parque é extremamente positiva, já que o agronegócio é uma das principais pautas tratadas na relação entre os dois governos.
“Essa parceria que estamos construindo com o Consulado vem para somar à nossa missão de promover e fortalecer o setor no país e no mundo. A Alemanha é a quinta parceira comercial do agronegócio brasileiro no mundo, então estreitar laços e fomentar novos projetos de investimentos é fundamental. Com o Consulado, teremos um parceiro e um caminho assertivo para atrair novas oportunidades e projetos de investimentos para o Estado”, destaca El-Kadre.
Parceria entre Consulado e SRP
Segundo Neukichner, que é também diretor da SRP, o destaque que a região tem no agronegócio mundial cria um ambiente propício para uma aproximação ainda mais estratégica para ambos os países. “A parceria entre o Consulado Honorário da Alemanha e a Sociedade Rural do Paraná se firmou exatamente para agilizar esse processo no nosso Estado e principalmente no Norte do Paraná, buscando o desenvolvimento regional e incremento de novas tecnologias”, ressalta o novo Cônsul.
Entre as principais atribuições do escritório estão o oferecimento de serviços consulares como a emissão de passaporte alemão, certidões de casamento, atestados, autenticações e outros documentos a estrangeiros aqui residentes, bem como seus descendentes; a promoção da transferência de informações e tecnologias que possam interessar ambos os países; a disseminação ao conhecimento de todos os benefícios que a integração e o intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha podem trazer para ambas as comunidades; e o acolhimento de comitivas de empresários e agricultores que desejam conhecer a região para trocar experiências pessoais ou que estejam em busca de um local para instalar suas empresas no Brasil.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destaca que a transferência de uma sede do Consulado da Alemanha para a cidade é uma excelente novidade que reforça, ainda mais, Londrina como uma referência estratégica de grande importância no Paraná.
“Cidadãos de várias partes poderão ser atendidos pelos serviços dessa nova representação que vem para somar com a cidade em um momento de crescimento que estamos vivendo hoje. Londrina vem estreitando relações com cidades e países de diferentes partes do mundo, o que amplia os horizontes diplomáticos para fortalecermos a troca de experiências em áreas importantes como educação, cultura, lazer, economia, turismo e outras. Estamos à disposição para colaborar e a Prefeitura pretende manter cooperações e projetos em comum”, afirma Belinati.
Na cerimônia de posse participaram cerca de 100 convidados e diversas autoridades da região e do Estado.
A transferência de local ocorrerá após a 62ª ExpoLondrina, em abril. Enquanto isso, o escritório segue funcionando em Rolândia na Av. Expedicionários, 342 – Centro.
Fotos: Henrique Campinha