Skip to content

Projeto “Narrativas Londrinenses” recebe inscrições até 17 de fevereiro

Curso de escrita criativa é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, via Promic, e será realizado entre os meses de março e maio no Sesc Cadeião

O LONDRINENSE com assessoria

O curso de escrita criativa de contos interativos, realizado pelo projeto “Narrativas Londrinenses”, está com as inscrições abertas para a segunda edição. Interessados em participar desta iniciativa, idealizada pela professora de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bruna Bolognesi Sabino, terão até o dia 17 de fevereiro para se inscrever por meio de formulário disponível no site do projeto (acesse aqui). O contato com os selecionados será feito até o dia 27 de fevereiro, via e-mail cadastrado pelo participante no ato da inscrição.

Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura, os encontros serão realizados a partir do dia 7 de março, sempre às terças-feiras, a partir das 19h, nas dependências do Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52, Centro).  Ao todo, serão 12 aulas, com 1h30 de duração, com cronograma até o dia 23 de maio de 2023.

Segundo a coordenadora do curso, Bruna Sabino, o objetivo principal do projeto é incentivar a escrita criativa em Londrina e valorizar produções dos escritores londrinenses que, posteriormente, poderão resultar em intervenções artísticas em diversos pontos da cidade. “Na primeira parte do curso, iremos vivenciar diferentes temáticas relacionadas à ‘narrativa’, como a relação entre narrativa e elementos como modernidade e patrimônio histórico, elementos da narrativa e gêneros do narrar. Buscaremos um diálogo em relação a esses temas e faremos algumas atividades de prática de escrita criativa. É com base nisso que iremos produzir o material final na segunda e última parte do curso. Nessa etapa poderemos refletir sobre nossas produções e compartilhar nossas ideias”, ressaltou.

 Em sua primeira edição, o projeto “Narrativas Londrinenses” reuniu oito participantes ao longo do primeiro semestre de 2022. A partir do curso, foram realizadas sete intervenções culturais em locais como Aterro e Lago Igapó, Calçadão de Londrina, Jardim Botânico, Museu Histórico, Rodoviária e UEL, em que leitores de todas as idades puderam ter acesso, gratuitamente, aos textos e contos interativos produzidos no projeto. “Os textos produzidos na primeira edição do curso foram inspirados nesses sete espaços, considerados cartões-postais londrinenses. Depois, ficaram expostos nesses locais, permitindo que os leitores escolhessem os caminhos que sua história iria seguir, escaneando um código QR e dando sequência à leitura por meio da nossa página on-line”, contou a coordenadora.

Entre as narrativas está o texto “O piano”, escrito pela estudante do curso de graduação em Letras – Português da UEL, Jéssica Larissa Pais dos Santos, participante da última edição. Nele, os leitores puderam interagir com o enredo construído a partir de uma visita ao Museu Histórico de Londrina, escolhendo quais seriam os próximos passos tomados pela personagem dentro da narrativa, alterando seus rumos e acontecimentos. “Participar do projeto foi muito divertido e interessante para mim, pois ao longo dos encontros, tivemos contato com inúmeros conteúdos e dinâmicas diferentes, conduzidas e explicadas pela Bruna, que serviram para que nossos textos evoluíssem conforme as reuniões. Por exemplo, quando fui escrever o conto do piano, ouvi diversas músicas tocadas neste instrumento que ajudaram na escrita da minha narrativa, sendo uma experiência muito divertida de se vivenciar. A interação com os outros também foi uma parceria bem legal, apesar desta primeira edição ter sido online, por conta da pandemia, todo mundo conversava bastante, tentando contribuir ao máximo na produção dos contos. Então, espero que a 2ª edição seja ainda melhor”, disse a ex-participante.

Os contos interativos publicados pela primeira edição do projeto estão disponíveis para leitura no site www.narrativaslondrinenses.com. Para outras informações sobre o projeto “Narrativas Londrinenses”, acesse o Instagram @narrativaslondrinenses.

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.